Blog Tenório CavalcantiComunicaçãoHomenagensPernambuco

HUP comemora 141 anos de fundação e 100 anos de gestão estadual

Unidade de saúde é referência em atendimentos psiquiátricos no Estado 

Inaugurado em 01 de janeiro de 1883, o Hospital Ulysses Pernambucano (HUP) completa 141 anos de história e 100 anos de gestão Estadual, neste ano de 2023. Em comemoração à data simbólica, nesta quarta-feira (17/01), a diretoria da unidade reuniu-se com o corpo funcional e pacientes para celebrar o momento tão importante. 

A unidade de saúde é o segundo hospital psiquiátrico construído no Brasil e única emergência psiquiátrica 24h de Pernambuco, com 115 leitos de internamento adulto de curta permanência. No último ano, recebeu vários incentivos para restaurar partes estruturais, reestruturar a equipe, qualificar ainda mais os serviços e garantir a qualidade da assistência aos pacientes. 

“É com enorme alegria que, hoje, à frente do Hospital Ulysses Pernambucano, comemoramos essa data histórica. Ver essa instituição resistir ao tempo, prestando uma assistência de excelência e humanizada às pessoas em sofrimento mental, é motivo de satisfação e orgulho para todos nós”, explanou  a diretora geral do HUP, Myrian Azoubel. 

A ocasião contou com a presença da secretária estadual de saúde de Pernambuco, Zilda Cavalcanti. “Hoje a gente comemora não só o aniversário, mas essa missão nobre que é cuidar da saúde mental das pessoas. Aqui é um local onde se forma e capacita bons profissionais para qualificar ainda mais essa assistência à população que demanda desses cuidados”, ressaltou a secretária.

A diretora médica do HUP, Elaine Sousa, também reforçou a importância do serviço no âmbito acadêmico. O hospital não se restringe à assistência à saúde, destacando-se  também por sua contribuição na formação de novos profissionais. “Ao  longo dos anos e com as reformas assistenciais implementadas, o HUP se consolidou como importante equipamento de ensino, pesquisa e extensão em Saúde Mental. Então, o desejo é  que se continue com mais investimentos  destinados ao hospital e às políticas de saúde mental”, pontuou a médica. Atualmente, o hospital conta com a resistência médica, de psicologia e enfermagem. 

Compartilhar:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *