HistóriaReligião

HISTÓRIAS DE UNGIDOS – Pastor José Leôncio da Silva

O pastor José Amaro foi recolhido ao descanso celestial, no dia 14 de abril de 1977, deixando uma herança de fé e conquistas espirituais para as gerações posteriores.

Após um período de oração e jejum, a Convenção Estadual de Ministros, outra vez sob a direção do missionário Eurico Bergsten, elege o Pastor José Leôncio da Silva como presidente da Assembleia de Deus em Pernambuco, no dia 04 de Julho de 1977. Por vinte e cinco anos, este servo de Deus havia auxiliado o pastor José Amaro na administração das finanças da igreja, sendo um braço forte e fiel colaborador, estando sempre a serviço da Igreja na capital e no interior do Estado. Agora, como presidente da Igreja, assumia vários desafios, entre eles, conduzir as obras de conclusão do Templo Central, principiada na gestão anterior, vindo a inaugurar o empreendimento no dia 24 de Outubro de 1977.

Seu pastorado foi caracterizado pelo amor às ovelhas do Senhor, por uma visão ampla em relação a Igreja, bem como pela realização de grandes empreendimentos, como a organização da Secretaria de Missões e o início das missões transculturais, enviando, através da Igreja, o primeiro casal missionário pastor Amaro Gomes e sua esposa irmã Elza enviados para África, e em seguida à Argentina, o pastor Ailton José Alves e esposa Judite Alves, no ano de 1981. Este foi apenas o princípio da história de missões da IEADPE, visto que em seguida seriam enviados missionários aos continentes africano, asiático e europeu.
 
Durante os vinte e um anos em que o pastor José Leôncio da Silva esteve à frente da Assembleia de Deus em Pernambuco, a Igreja experimentou um grande avivamento espiritual, estendendo ainda mais suas cortinas e ficando estacas cada vez mais distantes, no interior e no sertão do Estado, e consolidando o trabalho de evangelismo na capital.
 
O pastor José Leôncio da Silva notabilizou-se pelo seu profundo amor a Deus e à Igreja, resultado de uma visível e profunda comunhão com Deus. Ainda durante seu pastorado, podemos destacar a implantação de vários trabalhos, entre os quais o pioneirismo das cruzadas evangelísticas, a implantação dos grupos de discipulado vinculados às campanhas evangelizadoras e a realização dos congressos de mocidade, que alcança toda juventude do Estado, entre muitas outras iniciativas.
 
No ano de 1998, o pastor José Leôncio da Silva discerniu, pelo Senhor, que havia cumprido sua tarefa na presidência da Igreja. Então, após mais de duas décadas de serviço incessante e sacrificial, deixa o comando da Assembleia de Deus em Pernambuco, deixando o legado de uma vida santa e irrepreensível, um exemplo de fé e comunhão a ser seguido por todos nós. No ano de 2002, o Senhor achou por bem recolher o seu servo ao descanso celestial, onde aguarda a bem aventurada ressurreição dos justos e a recompensa do Pai Celestial.
 
Particularmente eu Manoel Tenório Cavalcanti Júnior, sinto muitas saudades desse abnegado servo de Deus, me lembro de suas mensagens simples, mas alicerçadas e sem misturas, me emociono ao lembrar dessa época, pois onde a Igreja era simplesmente dirigida pelo “SENHOR”, e não existia sede pelo poder, nessa época só queria está em recife para ouvir a doutrina pelo Pr. José Leôncio. A ultima vez que o vi, foi no Jubileu de Ouro, só não me lembro se era do Templo ou do circulo de oração, sei que foi na cidade de Barreiros-PE e a maioria estavam fardados na cor douradas.
 
E o pastor foi trazido por dois obreiros e os mesmo estavam sustentando Pr. José Leôncio pois ele já estava fraquinho, me lembro de uma reflexão que ele deu:
 
“Bata na porta, durma na porta, fique na porta,descanse na porta , só não empurre a porta, pois um dia a porta vai se abrir”

Certa vez, recordando e falando com o irmão Lucas Tolle sobre o Pr. José Leôncio, ele lembrou também de um exemplo transmitido pelo saudoso pastor.

“Lembro-me de uma parte que ele exemplificou sobre o crente que não se abalava. Ele pegou na flor do arranjo e forçou pra frente e pra trás, insinuando uma palmeira,que não se abalava”, lembrou Lucas.

A igreja precisa de homens comprometidos com o reino de Deus, quem ame a doutrina, as almas perdidas, que ame a igreja, como Cristo amou.

Oremos pela igreja do Senhor Jesus na terra, para que Deus levante homens que tenham compromissos com o reino de Deus, e que homens com os princípios e conduta do Pr.José Leôncio se levante nessa nova geração, e que voltemos ao evangelho, puro e imaculado!
Compartilhar:

2 thoughts on “HISTÓRIAS DE UNGIDOS – Pastor José Leôncio da Silva

  • Edmilson Heleno dá Silva

    Quem foi o vice presidente do pastor José Leôncio

    Resposta
    • Wallace

      Na época que ele deixou a presidência, seu vice era o saudoso Pr. Almeida.

      Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *