Noticias InternacionaisNoticias NacionaisSem categoria

Famosos e a Dislexia o que eles tem de incomum?

O QUE É DISLEXIA?

A palavra dislexia é derivada do grego “dis” (dificuldade) e “lexia” (linguagem).

Dislexia é uma falta de habilidade na linguagem que se reflete na leitura.

Dislexia não é causada por uma baixa de inteligência. Na verdade, há uma lacuna inesperada entre a habilidade de aprendizagem e o sucesso escolar. O problema não é comportamental, psicológico, de motivação ou social.

A Dislexia do desenvolvimento é considerada um transtorno específico de aprendizagem de origem neurobiológica, caracterizada por dificuldade no reconhecimento preciso e/ou fluente da palavra, na habilidade de decodificação e em soletração. Essas dificuldades normalmente resultam de um déficit no componente fonológico da linguagem e são inesperadas em relação à idade e outras habilidades cognitivas. (Definição adotada pela IDA – International Dyslexia Association, em 2002.

Alguns sinais na Idade Escolar

Dificuldade na aquisição e automação da leitura e da escrita;

Pobre conhecimento de rima (sons iguais no final das palavras) e aliteração (sons iguais no início das palavras);

Desatenção e dispersão;

Dificuldade em copiar de livros e da lousa;

Dificuldade na coordenação motora fina (letras, desenhos, pinturas etc.) e/ou grossa (ginástica, dança etc.);

Desorganização geral, constantes atrasos na entrega de trabalho escolares e perda de seus pertences;

Confusão para nomear entre esquerda e direita;

Dificuldade em manusear mapas, dicionários, listas telefônicas etc.;

Vocabulário pobre, com sentenças curtas e imaturas ou longas e vagas;

Famosos Disléxico

Você sabia que o Tom Cruise, Albert Einstein, Leonardo da Vinci, Walt Disney e Van Gogh tem em uma característica em comum?

Além de talentosos e muito bem sucedidos em seus trabalhos, todos eles tem Dislexia. E a lista de gênios com esse distúrbio ainda vai longe.

Tom Cruise

Famosos e a Dislexia

Tom Cruise sofre de dislexia, na sua infância e juventude passou por 12 escolas em 15 anos. Nunca gostou de falar muito sobre o assunto. Agora, em entrevista exclusiva à revista americana People, ele contou que a doença quase decretou prematuramente o fim de sua carreira de ator. Tom Cruise disse que só não desistiu da profissão porque encontrou apoio num programa de aprendizagem da fala, desenvolvido pela cientologia, seita da qual é fervoroso adepto.

“Não quero que as pessoas passem pelo que eu passei”, disse ele.

Albert Einstein

Famosos e a Dislexia

Físico e académico alemão, de origem judaica. Recebeu o Prémio Nobel em 1921 pelos contributos teóricos que deu ao desenvolvimento da física quântica. Mas ficou célebre sobretudo pela sua Teoria da Relatividade Geral, relacionada com a passagem do tempo, a geometria do espaço, o movimento dos corpos em queda livre e a propagação da luz. Em 1933, com o início do domínio nazi na Alemanha, refugiou-se noutros países, acabando por se fixar nos EUA, naturalizando-se norte-americano em 1940. Foi-lhe proposto em 1952 o cargo de Presidente da República de Israel, que recusou. Ficou célebre por muitas frases, entre as quais esta: “Deus não joga aos dados com o universo.” Era disléxico.

LEONARDO DA VINCI (1452-1519)

Famosos e a Dislexia

Pintor italiano nascido na província de Florença, figura cimeira do Renascimento europeu, com influência para muito além do plano artístico: também foi inventor, pensador, poeta e músico. É considerado, por exemplo, um precursor da aviação e da balística moderna. Entre os seus quadros mais emblemáticos figuram a Mona Lisa (1503-1506), que hoje atrai multidões ao Museu do Louvre, em Paris, onde está exposta. Outra das suas telas que passou a integrar o património iconográfico universal é A Última Ceia (1495-1498), retratando Cristo e os apóstolos – obra reproduzida e plagiada desde então, incontáveis vezes, um pouco por todo o mundo. Era disléxico.

VINCENT VAN GOGH (1853-1890)

Famosos e a Dislexia

Pintor holandês, um dos mais célebres artistas de todos os tempos, fez a transição entre a geração impressionista e os movimentos artísticos que viriam desembocar no cubismo e no surrealismo. Incompreendido no seu tempo, o que o levou a ter sérias crises de depressão, Van Gogh integra hoje a galeria dos imortais da pintura de todos os tempos. Alguns dos seus quadros bateram recordes de vendas em leilões. Por exemplo, o Retrato do Doutor Gachet, seu psiquiatra, foi vendido em 1990 por 82,5 milhões de dólares. Criador compulsivo, assinou mais de dois mil trabalhos artísticos, incluindo cerca de 860 pinturas a óleo – a maioria dos quais nos últimos dois anos de vida. Era disléxico.

Walt Disney

Famosos e a Dislexia

Walt Disney fundou a companhia que leva seu nome e deu vida a personagens que até hoje fazem a festa das crianças, como Pato Donald e Mickey Mouse. O ratinho, quem diria, foi recusado por uma agência de publicidade, e na época Walt Disney ouviu: “Desista, porque você não tem futuro”. O sucesso ajudou-o a superar a infância difícil, com problemas de leitura e baixa autoestima. Era disléxico.

PABLO PICASSO (1881-1973)

Famosos e a Dislexia

O apelido deste pintor espanhol, nascido na Andaluzia, tornou-se quase sinónimo de pintura. Influenciou como poucos as artes plásticas contemporâneas, também no desenho, na escultura e até na cerâmica, que foi cultivando primeiro em Espanha e depois em França, onde se radicou desde a primeira década do século XX até à morte. Entre as suas obras mais memoráveis incluem-se Les Demoiselles d’ Avignon, que em 1907 inaugurou o estilo cubista, alterando a tradicional representação da figura humana nas telas. Célebre é também o painel Guernica, pintado em 1937 contra a intervenção alemã na guerra civil espanhola. Outra obra sua, As Mulheres de Argel (1955), bateu em 2016 o recorde absoluto do preço de um quadro em leilão ao ser vendida por 179,3 milhões de dólares. Era disléxico.

Manoel Tenório Cavalcanti Júnior nascido 15 de novembro de 1982

Famosos e a Dislexia

Sou disléxico, quando assumo isso não é porque estou me inferiorizando, nem estou querendo me vitimar e não quero que ninguém tenha pena.

A principal mensagem que quero passar é de superação, é tirar da fraqueza e do desprezo, o real poder para vencer na vida, nunca desistir há sempre uma solução.

Fui analfabeto, aprendi ler escrever com 18 anos, aos 20 anos lia gaguejando e aos 34 anos concluí o ensino Médio.  Em minhas pesquisas descobri que estou na lista dos famosos que também são disléxicos.

Todos os anos escrevo sobre a dislexia, para que o povo da minha região tome conhecimento do assunto, pais que agridem verbalmente seus filhos porque eles não conseguem ler e escrever, seria muito bom se eles conhecessem e procurasse especialistas sobre a dislexia.

Disléxico, somos a estrela do mundo, nosso brilho é natural e inconfundível.

Assista o vídeo:


Compartilhar:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *