Comunicação

Pernambuco é destaque em reunião do Ministério do Turismo com Interlocutores Estaduais e Regionais

Durante avaliação do processo de atualização do Plano de Regionalização do Turismo (PRT) – Mapa do Turismo Brasileiro, em reunião ocorrida no último dia 30 de março, Pernambuco foi citado e elogiado pela agilidade com a qual efetuou a inserção de dados dos municípios e regiões turísticas no sistema. Os entes que compuseram o encontro destacaram a quantidade expressiva de municípios pernambucanos que permaneceram ou aderiram ao programa neste primeiro momento. 

“Avaliamos esse destaque como um reconhecimento do trabalho que vem sendo desenvolvido pela Empresa de Turismo de Pernambuco. Também vale salientar que tanto a inclusão de municípios com dados pendentes quanto a adesão de novos municípios ao programa ainda podem ser efetivados”, ressalta o presidente da Empetur, Eduardo Loyo.

A Coordenação-Geral de Áreas Estratégicas para o Desenvolvimento Turístico (CGDTur) promoveu a reunião, de forma virtual. O encontro teve foco na atualização do PRT – Mapa do Turismo Brasileiro.

Na ocasião, o MTur apresentou propostas para auxiliar municípios e Regiões Turísticas na implementação de ações de estruturação e aperfeiçoamento do setor como instrumento de desenvolvimento socioeconômico. 

Propostas

Dentre as proposições, destacam-se a publicação da Cartilha do Plano Diretor Orientado ao Turismo; PRT+Integrado, que visa promover a integração, aprimorar o diálogo e ampliar a troca de experiências entre representantes do setor turístico de todo o país; e o Programa Revive Brasil, que é uma cooperação entre Portugal e Brasil com o objetivo da recuperação de patrimônios históricos e culturais, subutilizados e/ou degradados, para aproveitamento turístico; tudo isso além da concessão à iniciativa privada, tendo o Forte Orange, na Ilha de Itamaracá, como um dos cinco ativos-piloto do programa.

Compartilhar:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *