Blog Tenório CavalcantiComunicaçãoSaúde

O mês de março é marcado pelas campanhas de conscientização ao Câncer de Colo de Útero, o Março Lilás, e à Endometriose, que faz parte do Março Amarelo.

O mês de março é marcado pelas campanhas de conscientização ao Câncer de Colo de Útero, o Março Lilás, e à Endometriose, que faz parte do Março Amarelo.

O Março Lilás aborda a importância de se prevenir contra o câncer do colo de útero, que segundo dados, é a quarta maior causa de morte de mulheres por câncer no Brasil. A campanha também alerta sobre a prevenção às Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST’s), visto que o vírus HPV é a principal causa do câncer do colo de útero.

Já o Março Amarelo destaca a endometriose, que é uma doença comum e benigna que afeta cerca de 176 milhões de mulheres em todo o mundo, sendo mais de 7 milhões só no Brasil. Ela acontece quando o endométrio, mucosa que reveste a parede interna do útero, cresce em outras regiões do corpo.

Dessa forma, a Prefeitura de Quatis alerta para a prevenção e diagnóstico precoce das doenças e orienta as mulheres a realizarem exames preventivos, como o papanicolau, como no caso do Câncer de Colo de Útero, além da vacinação de crianças e adolescentes do sexo feminino entre 9 a 14 anos contra o HPV, que faz parte do Calendário Nacional de Imunização.

Além disso, no caso da Endometriose, é de suma importância a realização de exames ginecológicos clínicos, a partir de suspeita da doença. Este é o primeiro passo para o diagnóstico, que pode ser confirmado por exames laboratoriais e de imagem.

O tratamento é cirúrgico, com retirada de lesões ou até mesmo de todo o útero – quando não há intenção de engravidar; ou medicamentoso, com uso de hormônios para cessar a menstruação e garantir o controle dos sintomas.

Neste mês da mulher, vamos seguir juntos pelo Março Lilás e Amarelo! Vamos cuidar da saúde!

Compartilhar:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *