Eventos

Jornalista Rose Maria no Café com Tenório Cavalcanti

Aconteceu no dia 10/06/2023 na Di Branco Recepções à 6ª Edição da Revista Internacional Destaque Nordeste, e 10ª Edição do Troféu 🏆 Internacional. Muitas personalidades e autoridades, prestigiaram os anfitriões Patrick Barbosa, Escritor, Presidente do Prêmio e revista Internacional Destaque Nordeste, e Helena Almeida, Vice-presidente do Prêmio e revista Internacional. Capa dessa edição Nise Pedroso, Desembargadora, Presidente do TRT6.

Jornalista Rose Maria teve a excelência missão de escrever para a Revista Internacional Destaque Nordeste. Missão dada é missão cumprida, disse Rose em seu Instagram.

A jornalista também contou sua história de vida no jornalismo de Pernambuco,  abaixo ela descreve suas experiências:

Parafraseando o pintor Pablo Picasso, costumo dizer que a inspiração chegue não depende de mim. A única coisa que posso fazer é garantir que ela me encontre trabalhando. Escrever sobre a vida de outras pessoas é uma tarefa fácil para quem estudou técnica da reportagem.

Eu, associo essa técnica à minha vocação nata.Como o próprio conceito dessa palavra diz em latim “vocare” – significa chamar – eu recebi o chamado para ser jornalista e exerço essa profissão há 38 anos com extrema dedicação e amor.

É estranho falar da gente como se estivéssemos num palco imaginário. Vou buscar fugir das armadilhas comuns às autobiografias, que às vezes, escorregam nas tintas e se tornam tendenciosas e presunçosas. Então, sejamos objetivos: sou Roseangela Maria da Silva ou simplesmente Rose Maria, 56 anos. Fui encontrada com três dias de nascimento na calçada do Cinema Jardim, em Garanhuns (Agreste Meridional de Pernambuco).

Minha mãe biológica me abandonou pós discursão com o homem que ela teve um relacionamento amoroso. Ele era um empresário muito conhecido daquela cidade, casado, com filhos e que a rejeitou quando ela pediu ajuda para me criar. Com raiva, minha mãe deixou-me na calçada e foi embora. Não conheço meus pais biológicos nunca os vi. 

No final da última sessão do filme O Ébrio (a história do cantor e protagonista do filme, Vicente Celestino) em 12 de junho de 1966, meus pais Oscar Benedito da Silva e Maria José da Silva (ambos in memoriam) estavam no cinema. Na saída, viram a curiosidade de várias pessoas no entorno de uma criança. Quando perceberam que ninguém iria ajudar, levaram para casa e me adotaram. Cheguei numa casa humilde e com mais seis filhos. Todos me acolheram e ganhei uma família maravilhosa. Tudo que sou e tenho devo a Oscar e Maria. Eles são minha estrela guia.

Em busca de oportunidade de emprego e sobrevivência, parte dos meus irmãos foi embora para São Paulo. Os demais, fomos morar em Caruaru, onde comecei a estudar desde o Jardim da Infância até o Ensino Médio no Colégio Estadual Vicente Monteiro, do qual tenho muito orgulho de ter construído minha vida acadêmica a partir de uma escolha pública. Sem condições financeiras para fazer jornalismo na Capital, fiz vestibular para o curso de Letras na extinta Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Caruaru (Fafica).

Paralelo à vida universitária, trabalhava meio expediente no Clube de Diretores Lojistas (CDL) como telefonista. No turno, era repórter “provisionada” do Jornal Vanguarda. Depois, recebi convite para ser correspondente e gerente da Sucursal do Jornal do Commercio em Caruaru, além de repórter da Rádio Difusora (atual Rádio Jornal). Nesse período, fiz cobertura política da campanha do então candidato ao Governo de Pernambuco, Miguel Arraes. Em 1994, ele foi eleito pela terceira vez governador. Foi quando recebi o convite para assumir a assessoria de comunicação da Secretaria Estadual de Justiça.

Durante a assessoria, fiz o curso de Jornalismo e pós-graduação em Ciência Política na Universidade Católica de Pernambuco (Unicap). Quando terminou a gestão Arraes, fui ser repórter policial do Jornal Folha de Pernambuco. Um ano depois, recebi o convite para ser coordenadora de pauta do Diario de Pernambuco por dez amos. Paralelo, também era repórter da Rádio Clube AM. Logo em seguida, fui para a TV Globo Recife. Comecei como produtora ferista, mas em 2010, fui contratada para ser produtora do NETV-2ª Edição, depois passei para a chefia de reportagem, coordenando as equipes dos jornais Bom Dia Pernambuco, NTV-1 e NETV-2. Estou aposentada desde 2021. Em junho do ano passado, pedi afastamento da empresa para investir em minha carreira como assessora de comunicação. Atualmente, moro na ilhota da Praia de Gravatá, que fica em São José da Coroa Grande (última cidade do Litoral Sul de Pernambuco). Receber o prêmio e a homenagem da Revista Internacional Destaque Nordeste sendo também sua assessora de imprensa – faz-me lembrar da célebre frase do filósofo chinês Confúcio: “Trabalhe com que você ama e nunca mais precisará trabalhar na vida”. 

Após ler um pouco da biografia desta grande jornalista o Blog Tenório Cavalcanti a convidou para um Café, o programa será ao vivo e será exibido no canal do blog no YouTube e no Facebook, quarta-feira(14) as 10:00 horas. Será um papo inesquecível.

Compartilhar:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *