Noticias Internacionais

Como Estrelas na Terra, você já assistiu este Filme?

Como Estrelas na Terra, é um filme que retrata uma criança que é disléxica, talvez você não tenha paciência de ler todo este artigo, então resolvi deixar o filme completo que é exibido no youtube, mas a netflix também já está exibindo. 

Assista no youtube gratuitamente:

Lançado em 2007, o filme indiano, no original intitulado Taare Zameen Par – Every Child is Special, é dirigido pelo também ator Aamir Khan. Em português o longa metragem acabou sendo traduzido para Estrelas na Terra – Toda criança é especial.

O protagonista do longa metragem é o menino Ishaan Awasthi, que sofre de dislexia e é incompreendido pela família e pela escola sendo vítima de preconceito e bullying. Seu destino muda quando o professor de artes Nikumbh consegue diagnosticar a razão da dificuldade de aprendizagem do menino e se esforça para motivá-lo.

Resumo
O longa metragem de Boollywood tem duas horas e quarenta e três minutos de duração e possui como protagonista o menino Ishaan Awasthi, de nove anos, que sofre de dislexia grave e é marginalizado por sua condição. Vítima de permanentes castigos físicos e psicológicos, o garoto sente-se cada vez mais desmotivado.

O menino repete de ano uma vez na escola e corre o risco de reprovar novamente. Parece que nada prende a sua atenção, nenhum conteúdo lhe desperta interesse. O pai, após ser convocado pela diretora para conversar sobre o desempenho escolar preocupante do filho, decide tirá-lo do colégio e enviá-lo para um internato.

No internato – cujo lema era “Disciplinar cavalos selvagens” -, Ishaan sente falta da mãe, do irmão, da casa, da rotina familiar e vai tendo cada vez menos vontade de viver.

A dislexia só é diagnosticada após muito sofrimento, quando um professor substituto de artes (Ram Shankar Nikumbh) percebe que há qualquer coisa de diferente com o menino. Segundo o próprio garoto: “as letras dançam em sua frente”.

Nikumbh foi capaz de identificar o que se passava com Ishaan justamente porque já havia sofrido na pele com a mesma questão: ele próprio era disléxico e enfrentou um longo percurso até conseguir tornar-se professor.

O educador percebe em sala de aula, por exemplo, que o menino troca letras (o B muitas vezes aparece no lugar do D, o R é trocado com o S, o H com o T) e até fonemas semelhantes são invertidos. De modo geral, a condição do disléxico pode ser identificada através da dificuldade de ler, escrever e soletrar.

Uma vez que consegue diagnosticar a questão, Nikumbh passa a trabalhar para motivar a criança, aproximando-se do universo dela. A vida do menino muda radicalmente após a descoberta do professor: o garoto, que andava deprimido, volta a querer aprender.

O professor explica para os seus alunos – todos da classe, inclusive Ishaan – o que é dislexia e como alguns nomes importantíssimos eram de pessoas que carregavam essa condição. Nikumbh cita, por exemplo, Albert Einstein, Agatha Christie, Pablo Picasso e Leonardo da Vinci, grandes nomes que eram disléxicos.

Retrato da dislexia
A dislexia é um transtorno genético e hereditário relacionado a linguagem. Existem diferentes graus de dislexia, mas de modo geral é possível identificar o problema na escola através de uma avaliação multidisciplinar, especialmente durante a alfabetização das crianças.

De acordo com a Associação Brasileira de Dislexia, o transtorno acomete entre 0,5% a 17% da população mundial. No Brasil, estima-se que em torno de 2% a 3% das crianças em idade escolar sejam vítimas da dislexia.

A condição é responsável por aquilo que muitas vezes chamamos de analfabetismo funcional uma vez que, desmotivados por uma escola que não está pronta para os acolher, os alunos acabam abandonando o curso. Considerado um distúrbio de aprendizado relativamente frequente, calcula-se que no nosso país existam mais de 2 milhões de casos por ano.

Sobre o filme
O filme recebeu os prêmios Filmfare Awards de 2008 como melhor filme, melhor ator e melhor direção. Como Estrelas na Terra também foi premiado pela National Film Awards.

O longa metragem foi cotado para ser indicado ao Oscar de Melhor Filme Estrangeiro em 2009, mas perdeu para o concorrente Quem quer ser um milionário?.

Em 2010, os estúdios Disney compraram os direitos e distribuíram o filme no Reino Unido, nos Estados Unidos e na Austrália. Em inglês o filme ficou conhecido como Like stars on earth.

Compartilhar:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *