
Foto: Pedro Corrêa
Temporada de cruzeiros 2024/2025 traz para Pernambuco recorde na pesquisa de satisfação NPS entre os passageiros.
Pernambuco encerra nesta quinta-feira, dia 10 de abril, a Temporada de Cruzeiros 2024/2025, com a chegada do navio Ocean Marina, o 19º da temporada, trazendo a bordo 978 passageiros que devem aproveitar o dia em terras pernambucanas.
E antes mesmo de encerrar o período, já temos motivos para comemorar, com resultados que indicam o grande sucesso do trabalho desenvolvido no nosso ancoradouro. Na temporada2024/2025, Pernambuco atingiu um índice médio de 78,26%, classificando-se na “Zona de Excelência”, segundo o indicador NPS (Net Promoter Score), que mede a satisfação dos turistas com o destino. Além disso, quase 85% dos turistas de cruzeiros entrevistados promovem espontaneamente o Estado como destino turístico.
“O ótimo resultado junto aos passageiros se dá, em grande parte, graças ao receptivo inovador batizado de “Pernambuco dos Cruzeiros”, que está oferecendo aos turistas que desembarcam em Recife uma experiência única de boas-vindas, com direito à degustação de welcome-drinks, apresentação de orquestra de frevo e passistas, além de feira de artesanato e produtos típicos de Pernambuco.” destacou Paulo Nery, Presidente do Porto do Recife.
O trabalho foi desenvolvido pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Turismo e Lazer de Pernambuco (Setur-PE), em parceria com a Empetur, Porto do Recife, Loja de Bebidas de Pernambuco (vinculada à Adepe) e Sindicatos dos Guias de Turismo e Sindicato dos Taxistas de Pernambuco. Foram 21 navios previstos, com 19 confirmados, e um fluxo de mais de 26 mil turistas.
Nesta temporada, o destaque ficou para o navio Costa Pacífica, que bateu recorde em suas 2 passagens por Recife nesta temporada.
Na primeira parada no Porto do Recife no dia 17 de novembro, o navio trouxe 2622 passageiros para conhecer Pernambuco, vindos de Tenerife, na Espanha. Do total, 488turistas desembarcaram por aqui. Ainda tivemos 608 passageiros embarcando no navio, que seguiu rumo a Maceió.
Já no dia 31 de março, o navio Costa Pacífica retornou ao Porto do Recife, dessa vez vindo do Rio de Janeiro. Tivemos 786 turistas embarcando no navio, 874 desembarcando e mais 1969 turistas que passaram o dia conhecendo nossa cultura e belezas naturais, totalizando 3629 passageiros. Daqui, ele seguiu direto para Cabo Verde.
Outro grande destaque foi a passagem do navio residencial Villa Vie Odyssey, que atracou no cais 07, bem em frente ao Terminal Marítimo de Passageiros, uma operação que não ocorria há quase dois anos.
O navio residencial Odyssey partiu de Buenos Aires, na Argentina, no dia 18 de fevereiro e chegou ao Porto do Recifecom cerca de 200 moradores a bordo, num cruzeiro de volta ao mundo que conta com três anos e meio de duração e é um dos dois únicos navios de cruzeiro residenciais a nível mundial.
“A temporada de cruzeiros 2024/2025 se encerra com um saldo extremamente positivo, tivemos grande incremento na economia e no turismo de Pernambuco, com um fluxo de turistas acima da média e uma experiência muito satisfatória. E esse resultado é fruto de um esforço conjunto do Porto do Recife com a Secretaria de Turismo do Estado, Secretaria de Defesa Social, Empetur, Companhia Independente de Apoio ao Turista (CIATUR), CTTU e Guarda Municipal para garantir aos turistas maior conforto e segurança em sua passagem por Pernambuco.” pontou Paulo Nery.