Professora e coordenadora do curso de pedagogia do UDF, Bernadete Cordeiro, concede dicas sobre como superar a cobrança nos estudos
Distrito Federal, 06 de setembro de 2023 – O Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) é uma condição neuropsiquiátrica que afeta milhões de pessoas em todo o mundo, independentemente de idade, gênero ou origem. Embora seja frequentemente associado a crianças em idade escolar, o TDAH também afeta adolescentes e adultos, apresentando desafios únicos em diversas áreas da vida.
Uma das características mais proeminentes do TDAH é a dificuldade em manter a atenção. Pessoas com o transtorno frequentemente têm problemas em se concentrar em tarefas que exigem foco prolongado, o que pode levar a erros e a uma sensação de frustração. Quando o assunto é o estudo, a preocupação pode ser maior.
A professora e coordenadora do curso de pedagogia do Centro Universitário do Distrito Federal (UDF), Bernadete Cordeiro, explica como a pressão acadêmica pode piorar a cobrança. “Estudantes com déficit de atenção podem enfrentar preocupações como dificuldades em manter a concentração, organizar tarefas, lidar com mudanças na rotina e interagir socialmente. A ansiedade em relação ao desempenho acadêmico e à adaptação a novos ambientes também podem ser questões relevantes”.
“Algumas estratégias escolares podem ser empregadas para apoiá-los, tais como: criar um ambiente de sala de aula estruturado e organizado; utilizar instruções claras e dividir tarefas em etapas menores; oferecer suporte individualizado, como tutores ou aulas de reforço; e utilizar tecnologia educacional para auxiliar na aprendizagem, como, por exemplo, aplicativos para organizar a rotina pessoal”, completa Bernadete Cordeiro.
O diagnóstico e o tratamento do TDAH podem envolver uma abordagem multidisciplinar. Profissionais de saúde mental, como psiquiatras e psicólogos, frequentemente avaliam os sintomas e desenvolvem um plano de tratamento personalizado. O tratamento pode incluir terapia comportamental, treinamento de habilidades sociais e, em alguns casos, medicação.
“É crucial reconhecer que cada aluno com déficit de atenção é único, e as abordagens de apoio devem ser adaptadas às suas necessidades individuais. O entendimento, a empatia e a colaboração entre pais, professores e profissionais de saúde são essenciais para o sucesso acadêmico e emocional desses estudantes no ambiente escolar”, ressalta a professora e coordenadora do curso de pedagogia do UDF, Bernadete Cordeiro.
Embora o TDAH possa apresentar desafios nos estudos, com as estratégias certas e o apoio adequado, é possível transformar esses desafios em oportunidades de crescimento e aprendizado, permitindo que os indivíduos alcancem seu pleno potencial acadêmico e além.