
A vacinação no ambiente escolar é voltada para crianças e adolescentes menores de 15 anos e inclui as vacinas de rotina previstas no Calendário Básico de Imunização. A cada última semana letiva do mês, equipes de saúde se deslocam até as escolas para atualizar a caderneta de vacinação dos estudantes, garantindo proteção contra diversas doenças.
Em 2025, apenas no mês de março, foram aplicadas 20 mil doses de vacinas, totalizando mais de 147 mil doses aplicadas desde o início do programa. A SES-PE destaca a importância da iniciativa, não apenas para ampliar a cobertura vacinal, como também para manter a caderneta de vacinação em dia.
“A vacinação escolar promove educação e saúde em um espaço seguro, que aumenta a confiança das famílias na vacinação, e se percebe a diminuição na evasão escolar. Além disso, diminui o risco de contaminação, especialmente considerando que as escolas são ambientes de grande aglomeração”, disse a superintendente de Imunização do estado, Magda Costa.
Para realização da imunização, é importante que a criança compareça à escola com o cartão de vacinação para a avaliação ou para a vacinação. As unidades escolares enviam, antecipadamente, comunicado às famílias dos estudantes os documentos necessários às ações.
ANOS ANTERIORES – Em 2024, a estratégia estadual resultou na aplicação de mais de 56,7 mil doses em estudantes, em 1,9 mil escolas, de março a dezembro.
Já em 2023, no período correspondente ao ano letivo (março a dezembro), foram aplicadas 70.908 doses de vacinas em 2 mil escolas de todos os municípios pernambucanos.