Oficina Estadual de Implementação do Cuidado Farmacêutico no SUS acontece na quarta e na quinta-feira.
Parte introdutória para a construção de uma assistência mais estruturada em Pernambuco, a Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE) recebe, nesta quarta e quinta-feira (11 e 12/09), a Oficina Estadual de Implementação do Cuidado Farmacêutico no Sistema Único de Saúde (SUS), em parceria com o Ministério da Saúde. Em dois dias de capacitação, nos períodos da manhã e da tarde, na Faculdade Pernambucana de Saúde, na Imbiribeira, a SES-PE e o MS capacitam farmacêuticos para integrar de forma eficiente o cuidado farmacêutico nas unidades de saúde do SUS.
A iniciativa, implementada pelo Ministério da Saúde em todo Brasil, chega para a etapa de Pernambuco com premissas bem definidas, baseadas na construção de um SUS mais célere e assertivo. Além de fortalecer a prática profissional dos farmacêuticos, garantindo o uso seguro e racional de medicamentos, trata-se de um evento que coloca o paciente, a sua família e a comunidade no centro das atenções, com a intenção de melhorar os resultados em saúde e consolidar a assistência farmacêutica no Estado.
“Na oficina abordaremos as principais estratégias traçadas pela gestão atual do Ministério da Saúde/DAF estabelecidas no Plano Plurianual e Plano Nacional de Saúde até 2027 e dentre estas a ampliação dos investimentos federais relacionados aos serviços gerenciais e assistenciais no âmbito da assistência farmacêutica que terá entre outras estratégias, rediscutir os serviços de cuidado farmacêutico nos diferentes níveis de atenção, garantindo investimentos da União no Eixo Cuidado do Programa QualifarSUS.”, afirmou o coordenador-geral do Componente Especializado da Assistência Farmacêutica, Roberto Schneiders.
Para o diretor do Departamento de Assistência Farmacêutica e Insumos Estratégicos, Marco Aurélio Pereira, a oficina é um uma oportunidade importante para abordar as estratégias de fortalecimento da PNAF. “O momento é válido para demonstrar o esforço desde a construção da política aprovada pelo controle social, passando pelos avanços que envolvem desde o crescente financiamento da união e dos entes, pela criação e estruturação dos componentes da Assistência Farmacêutica e as estratégias para implementá-los, além de mencionar o enfrentamento dos problemas pós pandemia e da transição de governo diante da desestruturação de agendas fundamentais e estruturantes para o SUS”, pontuou.
No decorrer da oficina, profissionais de expertises diversas ligados ao tema vão explorar assuntos relevantes para a implementação do cuidado farmacêutico no SUS. A programação incluirá, ainda, a “Palestra Magna: 20 anos da Política Nacional de Assistência Farmacêutica”, que abordará a evolução, os desafios e as conquistas dessa política ao longo das últimas duas décadas. Outras pautas serão debatidas, como as diretrizes nacionais, que orientam essa prática, assim como as metas definidas no Plano Plurianual (PPA) e no Plano Nacional de Saúde (PNS).
“Os aspectos práticos também integram as mesas de discussão, como a teleconsultoria e o registro de atividades, juntamente com os componentes da Assistência Farmacêutica, que incluem as áreas Básica, Especializada e Estratégica. Protocolos de dispensação, saúde baseada em evidências e as etapas necessárias para o levantamento, categorização e priorização das necessidades para a implementação do cuidado farmacêutico em Pernambuco também fazem parte da programação”, destaca o diretor geral da Assistência Farmacêutica de Pernambuco, Jean Batista.
O encontro coloca Pernambuco no centro das discussões pelo fortalecimento do cuidado farmacêutico e, com a capacitação, prepara o estado para a implementação do modelo, que assegura segurança e efetividade dos tratamentos oferecidos pelo SUS. “A integração do farmacêutico nas equipes de saúde promete elevar a qualidade do atendimento, sempre com foco no paciente, em conformidade com as metas nacionais de saúde. Esse evento também se mostra relevante para o fortalecimento do SUS em Pernambuco, contribuindo para um sistema de saúde pública mais comprometido com a qualidade e a integralidade do cuida”, pontua Jean Batista. “Por fim, a Oficina Estadual se destaca como uma oportunidade valiosa para avançar na qualificação do cuidado farmacêutico no Estado como um todo”, avalia Jean.
ORGANIZAÇÃO – A Oficina Estadual de Implementação do Cuidado Farmacêutico em Pernambuco é organizada pelo Departamento de Assistência Farmacêutica e Insumos Estratégicos do Ministério da Saúde (DAF/MS), em parceria com a Diretoria Geral de Assistência Farmacêutica da Secretaria Estadual de Saúde de Pernambuco (DGAF/SES PE).