A Secretaria Estadual de Saúde de Pernambuco (SES-PE) divulga, nesta quarta-feira (04/09), o Boletim Epidemiológico das Arboviroses Nº 35, que traz os dados das semanas epidemiológicas de 31/12/2023 a 31/08/2024. O novo levantamento aponta 29.457 casos prováveis de dengue (casos em investigação + casos confirmados), no Estado.
O número de casos prováveis de dengue, atualmente, representa um aumento de 391,6% em relação ao mesmo período de 2023. Até o momento, 10.164 casos de dengue foram confirmados, em Pernambuco, sendo 171 casos graves prováveis e 12 óbitos confirmados.
De acordo com o monitoramento epidemiológico, 43 óbitos já foram descartados para arboviroses e outros 27 seguem em investigação. A investigação é realizada, inicialmente, pela equipe de Vigilância Epidemiológica do município de residência do óbito. Após isso, o caso vai para um comitê técnico de discussão de óbito, em que diversos profissionais avaliam a causa da morte.
No boletim desta semana, os dados apontam 52 municípios pernambucanos com baixa incidência para casos de dengue, 69 localidades apresentam incidência média e 64 municípios aparecem com alta incidência de casos.
OUTRAS ARBOVIROSES – No Boletim 35 foram notificados 4.630 casos prováveis de Chikungunya, com 1.358 casos confirmados. Já para Zika foram notificados 246 casos prováveis, mas sem confirmação até o momento.
OROPOUCHE – Pernambuco contabiliza, até o momento, 134 casos confirmados da Febre do Oropouche. Até o momento, o vírus oropouche isolado foi identificado em pacientes dos municípios de: Jaqueira, Pombos, Água Preta, Moreno, Maraial, Cabo de Santo Agostinho, Rio Formoso, Timbaúba, Itamaracá, Jaboatão dos Guararapes, Catende, Camaragibe, Ipojuca, Itaquitinga, Macaparana, Sirinhaém, Bonito, Garanhuns, Aliança, Machados e Barra de Guabiraba.