
A Secretaria Estadual de Saúde de Pernambuco (SES-PE) recebe, nesta quinta-feira, às 9h, no Bongi, a Reunião da Estratégia de Saúde Digital e da Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP). O encontro se baseia na perspectiva de fortalecimento e articulação das unidades atendidas pelo Projeto da Rede Universitária de Telemedicina (RUTE), integrantes do Sistema RNP.
O projeto RUTE, do Ministério da Saúde (MS), apoia o aprimoramento da infraestrutura para a telemedicina já existente nos hospitais universitários. Na ocasião, o coordenador da RUTE, Luiz Ary Messina, vai apresentar os avanços na área, em parceria com a RNP, que, entre outras atuações interdisciplinares, também propõe o uso inovador de redes avançadas no Sistema Único de Saúde (SUS).
Na programação, que será desenvolvida durante toda a manhã, consta apresentação detalhada da Rute na estratégia digital da RNP, bem como a apresentação dos serviços do Sistema RNP. Por fim, o Grupo de Trabalho em Saúde Digital da SES-PE também vai participar das apresentações, com trabalhos realizados no Estado.
LANÇAMENTO DE LIVRO – Às 15h, no mesmo auditório da SES-PE, a Secretaria promove, ao lado da Diretoria Geral de Telessaúde, o lançamento do livro “Experiências em Telessaúde SES-PE”, publicação que reúne 20 capítulos com relatos de profissionais e estudantes envolvidos em projetos de Telessaúde em Pernambuco. Organizada em cinco áreas temáticas, a obra destaca o impacto da Telessaúde na assistência, gestão e educação em saúde por meio de experiências reais vivenciadas por quem atuou diretamente nessas iniciativas.
“Este livro é um marco para a Telessaúde em Pernambuco. Ele documenta experiências concretas que mostram como a tecnologia, aliada ao compromisso dos profissionais, pode transformar a assistência, a gestão e a educação em saúde. Mais do que uma publicação, é o reconhecimento do trabalho coletivo e da inovação construída dentro do SUS”, disse o diretor geral da Telessaúde da SES-PE, o médico Frederico Jorge Ribeiro.
Para o evento, estão programadas duas mesas de apresentação com os autores dos capítulos, que irão abordar temas como educação permanente em saúde, integração ensino-serviço, produção de conteúdos digitais, teleinterconsultas e ações voltadas ao enfrentamento da hanseníase e do câncer infantojuvenil.