A partir da próxima segunda-feira (25/11), a Fundação de Hematologia e Hemoterapia de Pernambuco (Hemope) inicia a Semana do Doador de Sangue em Pernambuco. Marcando a abertura da celebração, haverá a entrega simbólica de certificados em homenagem aos doadores que fazem parte da história de 47 anos da fundação, na sede do Hemocentro Recife, às 9h, na Rua Joaquim Nabuco, 171, no bairro das Graças. Ao longo dos demais dias da semana, todos os oito hemocentros do Estado vão promover atividades para reconhecer a importância dos doadores, além de incentivar a doação de sangue.
“É um momento para agradecer aqueles que, ao longo do ano, têm esse gesto tão nobre e generoso de doar sangue. Os doadores são o coração do Hemope e, sem essa ação de amor, nossa missão de levar esperança a quem precisa não seria possível. Cada doação salva vidas, e essa semana é toda dedicada justamente a reconhecer o quão indispensáveis são os doadores”, ressalta a diretora-presidente do Hemope, Raquel Santana, convocando a população para realizar novas doações ao longo da semana.
Todos os hemocentros do Estado, localizados do Litoral ao Sertão pernambucano, realizarão ações alusivas à Semana do Doador, buscando incentivar as doações e aumentar os estoques de bolsas de sangue em suas respectivas regiões. Os hemocentros estão localizados nas cidades de Arcoverde, Caruaru, Garanhuns, Ouricuri, Petrolina, Recife, Salgueiro e Serra Talhada. No Recife, o funcionamento do Hemope para receber as doações ocorrerá normalmente, das 7h15min às 18h30min.
COLETA EXTERNA – Além disso, como parte da Semana do Doador, o Hemope Recife promoverá uma coleta externa de doação de sangue. A ação acontecerá na terça-feira (26/11), na Universidade Tiradentes e Centro Universitário Tiradentes (Unit), localizada na Imbiribeira, e irá contar com atendimento em dois períodos: das 8h30 às 12h e das 13h às 16h, com expectativa de receber até 120 candidatos no dia.
CRITÉRIOS DE DOAÇÃO – Para doar sangue, é preciso estar saudável, ter entre 18 e 69 anos – neste último caso, desde que a primeira doação no Hemope tenha sido feita até os 60 anos –, pesar mais de 50 kg, estar descansado (ter dormido pelo menos 6 horas nas últimas 24 horas), bem alimentado, não ter ingerido bebida alcoólica nas últimas 12 horas, além de apresentar documento original, com foto, emitido por órgão oficial, como a Carteira de Identidade, a Carteira Nacional de Habilitação (CNH), o Cartão de Identidade de Profissional Liberal, ou Carteira de Trabalho e Previdência Social.