Um dia após sua diplomação, o prefeito eleito do Cabo de Santo Agostinho, Lula Cabral, anunciou quatro novos nomes de seu primeiro escalão.
A Secretaria de Segurança será chefiada pelo coronel da Polícia Militar de Pernambuco, Julierme Veras; A pasta de Assistência Social, Mulher e Direitos Humanos ficará sob a coordenação da assistente social Penélope Andrade; A Secretaria de Governo terá o comando do experiente gestor público Elvis Plínio e a de Coordenação Regional e Serviços Públicos terá como titular o administrador Raimundo Souza. O quarteto se junta a um time de peso, composto por profissionais com larga experiência que está sendo formado por Lula.
A violência urbana é, atualmente, um dos principais problemas apontados pela população da cidade. De acordo com o Anuário da Violência de 2023, o Cabo é uma das 50 cidades mais violentas do país. O estudo é elaborado pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública. Com mais de 30 anos de atuação na corporação, o coronel Julierme tem vasta experiência nas áreas de inteligência e prevenção, combate ao tráfico de drogas, gestão de políticas públicas de segurança e formação de educadores. Autor de diversas publicações na área também integrou a Câmara de Prevenção ao Crime e a Violência do Pacto Pela Vida, entre os anos de 2008 e 2014.
“O coronel Julierme tem uma vivência muito rica e vai comandar uma das áreas mais importantes da gestão. A segurança pública no Cabo será tratada de forma integrada e não isolada. Com a vinda da rede Compaz, através da Secretaria de Planejamento, Meio Ambiente e Urbanismo Social, teremos um conjunto de forças que serão capazes de enfrentar a problemática da violência com muito mais eficácia, claro que sem esquecer do que é competência do Estado”, destacou Lula Cabral.
Com mais de 14 anos de experiência na gestão de políticas públicas, com forte atuação no Sistema Único de Assistência Social (SUAS), em âmbito municipal, a assistente Social Penélope Andrade também já atuou como secretária municipal da área de assistência social nos municípios de Surubim e Moreno e em diversas estruturas da esfera estadual e federal. Desde 2023 é presidente do Colegiado Nacional de Assistência Social (Congemas). Cursando Liderança Executiva em Desenvolvimento da Primeira Infância, na Universidade de Harvard ela será responsável também por toda a gestão e aplicação das políticas públicas voltadas às mulheres e aos direitos humanos. “Iremos unir numa mesma secretaria das áreas de assistência social, atenção a mulher e direitos humanos e assim vamos potencializar as ações e programas. Penélope é uma gestora experiente e tem uma visão global que somará, e muito, ao projeto que estamos construindo para o Cabo”, afirmou o prefeito eleito.
Com forte impacto no dia a dia da cidade, a Secretaria de Coordenação Regional e Serviços Públicos é a responsável pelas manutenções e reformas nas vias públicas, rede de drenagem pluvial, iluminação pública, recuperação e manutenção da malha asfáltica e as reformas e manutenções dos prédios da Administração Pública Municipal. A pasta será coordenada por Raimundo Souza, que tem pós-graduação em Gerência de Cidades e mais de 35 anos de experiência. Além de passagens pela iniciativa privada, atuou na gestão pública, incluindo a Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Saneamento. “Hoje vemos o Cabo sofrendo por falta de limpeza pública. Como é que isso pode acontecer? Somos o quinto município de Pernambuco, em número de população e no ranking das maiores economias. Como explicar lixo espalhado, ruas esburacadas, bairros inteiros sofrendo sem iluminação decente? Cuidar da cidade é cuidar das pessoas. E é isso que vamos. Raimundo chega para somar e trazer de volta o orgulho das pessoas de viver em nossa cidade”, sentenciou Lula Cabral.
A frente da Secretaria de Governo, sob a coordenação de Elvis Plínio será o elo entre o Executivo municipal, o Legislativo (municipal, estadual e federal) e o Governo do Estado. Presidente municipal do PSB, é parceiro e colaborador de longa data do prefeito eleito, Plínio já atuou como secretário executivo de Orçamento Participativo do Cabo; ocupou a Chefia de Gabinete do município e atuou como superintendente de Articulação Política da cidade, além de outras experiências. “Elvis Plínio é um grande profissional e um articulador nato. Há muitos anos colabora em todos os meus mandatos e tem um excelente trânsito em todo o estado. Sua experiência, sua capacidade de ouvir e de agregar estará mais uma vez a serviço do Cabo e da nossa gente”, concluiu Cabral.