O Grande Recife tem, nesta quinta-feira (26), mais um dia de chuvas, alagamentos e transtornos. As precipitações tem relação com um Distúrbio Ondulatório de Leste (DOL), que também causa chuvas em Alagoas, Paraíba, Rio Grande do Norte e Sergipe.
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu, nesta quinta, dois alertas para cidades desses cinco estados, um de nível amarelo, que significa perigo em potencial e chuvas de até 50 milímetros em um dia, e outro de nível laranja, que é de perigo e até 100 milímetros em 24 horas.
A Agência Pernambucana de Águas e Clima explicou que região está no início do período chuvoso, quando são esperados sistemas que provoquem fortes precipitações.
Esse período vai até o fim de julho e, por vezes, até o início de agosto. Nos últimos dias, ocorreu um “resquício” de frente fria que veio do Sul do país e se juntou a um Distúrbio Ondulatório de Leste.
Os Distúrbios Ondulatórios de Leste, também chamados de Ondas de Leste, são perturbações no campo de vento e pressão que atuam na faixa tropical do globo terrestre, em área de influência dos ventos alísios, que se deslocam desde a costa da África até o Litoral leste do Brasil.
Na prática, o que ocorre é a formação de nuvens de chuva por causa da circulação de correntes de vento que vêm do continente africano, passam pelo oceano e chegam ao Nordeste do Brasil.
“A previsão climática realizada por todos os centros estaduais do Nordeste do Brasil, indicou que aqui, para a parte leste do Nordeste, a previsão é de que as chuvas, o acumulado para o trimestre de junho a agosto, fique acima do normal”, disse.
Embora em menor intensidade que nos dias anteriores, a previsão é de que continue a chover na região, bem como na Zona da Mata, Agreste e Sertão, de acordo com a Apac.
“Se já é um período em que chove muito, com chuvas acima do esperado, espera-se que em alguns momentos nós tenhamos essas chuvas intensas também”, explicou Aparecida Fernandes.
Este é o quinto dia seguido de temporais no Grande Recife, o que levou a Apac a emitir diversos alertas para temporais, incluindo, na quarta-feira (25), um aviso com nível máximo de atenção e risco. Um homem morreu e três pessoas desapareceram. Nesta quinta (26), houve registro de alagamentos e moradores ilhados (veja vídeo acima).
De acordo com a meteorologista Aparecida Fernandes, ainda há previsão de chuvas nesta quinta.
“Hoje, ainda tem previsão de chuvas né mas aqui na Região Metropolitana e na Mata Norte. As chuvas devem ser de intensidade fraca e pontualmente moderada. Na Mata Sul, no Agreste e no Sertão já é de chuva de moderada. A Mata Sul ainda está um pouquinho mais forte, mas não há previsão de chuvas fortes como teve nos últimos dias”, declarou.
Alerta do Inmet
Os dois alertas emitidos pelo Inmet são válidos desta quinta-feira (26) até as 10h da sexta-feira (27). O de nível laranja é válido para as seguintes cidades do Agreste, Zona da Mata e Metropolitana do Recife:
Agrestina, Água Preta, Altinho, Amaraji, Angelim, Barra de Guabiraba, Barreiros, Belém de Maria, Bom Conselho, Bonito, Cabo de Santo Agostinho, Canhotinho, Catende, Chã Grande, Correntes, Cortês, Cupira, Escada, Gameleira, Gravatá, Ipojuca, Jaboatão dos Guararapes, Jaqueira, Joaquim Nabuco, Jurema, Lagoa do Ouro, Lagoa dos Gatos, Maraial, Moreno, Palmares, Palmeirina, Panelas, Pombos, Primavera, Quipapá, Ribeirão, Rio Formoso, Sairé, São Benedito do Sul, São Joaquim do Monte, São José da Coroa Grande, Sirinhaém, Tamandaré, Vitória de Santo Antão e Xexéu.
FONTE: G1 PE