O Governador de Pernambuco, Paulo Câmara (PSB), anunciou neste domingo que irá ao encontro da menina Rivânia, e prometeu uma ação do Governo do Estado para distribuir livros nas regiões mais afetadas pelas chuvas.
Coincidentemente, somente hoje o Governo do Estado resolveu incluir São José da Coroa Grande no estado de emergência. Os municípios de Escada e de Bonito também foram incluídos. Com isso, já são 27 municípios em estado de emergência desde as fortes chuvas das últimas semanas.
O decreto de inclusão dos 03 municípios irá ser publicado no Diário Oficial do Estado nesta segunda-feira (05.06). Assim, finalmente, equipes técnicas da Defesa Civil Estadual e do Corpo de Bombeiros devem ser enviadas para os municípios visando ajudar a população das localidades.
O que fica é a seguinte questão: por que somente agora, uma semana depois, o Governador do Estado resolveu olhar para São José da Coroa Grande? Será que influenciou o fato da história e imagem da menina coroense Rivânia ter “viralizado” nas redes sociais e nos meios de comunicação?
Certo mesmo é que a menina Rivânia não teria recebido notoriedade se as obras das outras 04 barragens prometidas pelo Governo, em 2010, não tivessem ficado somente no papel. Como sempre, faz-se o mais difícil: remediar, para o Governo, é melhor do que prevenir.
De toda sorte, os distritos da Várzea e Abreu do Una esperam a necessária ajuda, para que retomem o cotidiano.
Por, Pedro Henrique Oliveira. Advogado, Colunista do Blog Ponto de Vista e Apoiador do Blog Tenório Cavalcanti.