A política de 2024 está acalorando 185 municípios pernambucanos, porque não dizer todas as cidades do nosso Brasil. Surge cada cenário inusitado e sem falar das criatividades dos apoiadores dos seus respectivos candidatos.
No mundo da tecnologia, onde computadores, celulares e Tablets são as principais ferramentas de edições de áudios, fotos e vídeos, esse mercado de trabalho tem crescido a cada dia e se amplia a oportunidade de emprego e renda em todo país. Os blogs e os editores de vídeos, terão que ter eterna gratidão principalmente aos celulares e a Internet.
Não basta apenas criar os conteúdos, mas ter redes sociais bem engajadas: Instagram, Facebook, YouTube, blogs e WhatsApp, as redes sociais são os maiores veículos com alta capacidade de velocidade e alcance, são fundamentais para um bom marketing, seja em qualquer setor da empresa ou na política.
Se você já teve dúvidas sobre quais tipos de conteúdos postar nessas plataformas ou qualquer outro questionamento sobre frequência de publicação, nós damos algumas dicas importantes neste artigo.
Uma breve análise faremos das rede sociais:
1. FEED:
O Feed do Instagram é a principal página da rede social, onde todas as fotos postadas (seja pela sua empresa, ou por aqueles que são seguidos pelo seu perfil) são exibidas.
Fotos publicadas no perfil da sua empresa precisam ter uma coerência estética e, ao mesmo tempo, funcionar de maneira independente.
Isso acontece porque, ainda que seus seguidores possam observar a totalidade das fotos postadas em seu perfil, a maioria deles vai ter contado com a sua marca apenas por meio do feed principal, onde sua empresa compete com fotos de familiares, amigos e outras companhias.
Qual é a importância de publicar no Feed?
O Feed do Instagram ainda é o principal elemento dessa rede social. Nele, você pode publicar postagens com hashtags – um conhecido recurso para alcance de novos públicos –, além de poder detalhar melhor a proposta das suas postagens por meio de textos na legenda.
No Feed também podem ser postados vídeos, GIFs e outros formatos de publicação, aumentando o leque de opções disponíveis para sua empresa. Se você vai investir em vídeos, lembre-se de mantê-los curtos e ir direto ao ponto. Deixe os conteúdos de vídeo longos para outras redes sociais.
Com qual frequência devo publicar no Feed?
Não existe uma fórmula secreta para alcançar maiores taxas de engajamento em suas publicações do Feed. O ideal é que você conheça o seu cliente para entender os seus hábitos de uso da rede e, então, determine uma frequência adequada de postagens.
Isso também serve, é claro, para ajudar a sua empresa a escolher que tipo de conteúdo será postado e estabelecer um calendário editorial.
Também não se esqueça de testar diferentes horários, tipos diversos de legendas e dias diferentes de publicação. Observar o que os concorrentes da sua marca estão fazendo é uma boa estratégia para entender como sua empresa deve se posicionar.
Stories
Dizer que o Stories é um sucesso pode ser um eufemismo. Dados oficiais do Instagram mostram que o recurso tem mais de 300 milhões de usuários ativos por dia.
O Stories é uma plataforma mais informal, onde você pode estabelecer um diálogo com seus seguidores por meio de recursos como enquetes, quizzes, votações e mais.
Conteúdos importantes para seus clientes podem se tornar permanentes por meio da função “Destaques”, que cria pastas de stories que podem ser assistidos a qualquer momento. Os Destaques ficam alocados abaixo da biografia, na página principal da sua empresa.
Com que frequência devo publicar no Stories?
A efemeridade do conteúdo do Stories é muitas vezes irresistível para a maioria dos usuários. A cada novo story publicado, a sua empresa é levada para o início de uma longa lista de pessoas que estão utilizando a ferramenta. Isso pode ajudar o seu perfil a alcançar mais engajamento e se manter em evidência por mais tempo.
Sendo assim, procure ter sempre algum tipo de conteúdo publicado no Stories. Lembre-se de que ele expira a cada 24 horas.
REELS
O Reels foi lançado pelo Instagram no final de 2019, como resposta ao TikTok, uma plataforma de compartilhamento de vídeos curtos de até 15 segundos. Da mesma forma que seu concorrente chinês, o Reels é utilizado como plataforma criativa para compartilhamento de conteúdos informativos e dinâmicos.
É no Reels que acontece a viralização de muitos memes e o lançamento dos famosos “challenges”. O recurso permite o compartilhamento de músicas, filtros e até dublagem de publicações populares.
Qual é a importância de publicar no Reels?
Por ser uma ferramenta relativamente nova, o alcance do Reels é consideravelmente maior do que outros posicionamentos dentro do Instagram. Muitos vídeos do Reels são exibidos na seção “Explorar” da rede social, aumentando as chances de alcançar novos públicos.
Além disso, o Reels é uma ótima plataforma para mostrar toda a autenticidade da sua marca e até um pouco de humor.
Com qual frequência devo publicar no Reels?
O Reels é um dos posicionamentos mais dinâmicos do Instagram, por isso, para publicar conteúdos de alto engajamento nele, é fundamental que a sua empresa esteja atenta às tendências. Também é importante que o uso de memes e desafios seja coerente com a sua marca.
Uma ressalva muiti importante na plataforma do Instagram, a maioria dos usuários procuram entretenimento e muito raro eles querem informações e notícias, notícias procuram em blogs e em sites, não quer dizer que não podemos trabalhar com notícias na plataforma do Instagram, mas que traga notícias com entretenimento que prendam o público.
É uma plataforma pessoal, O nome “Facebook” é uma representação simbólica da missão subjacente da plataforma. Mark Zuckerberg queria expressar não apenas uma ideia, mas uma visão mais ampla de conectividade e interação social. O termo é uma combinação de duas palavras: “face” (rosto) e “book” (livro).
Substituiu o famoso diário em que pessoas escreviam suas atividades diária, no caderno chamado “DIÁRIO”, no diário o indivíduo escrevia seu dia a dia, contando seus momentos mais marcantes, mas o dono do diário escondiam guardado a sete chaves, teve momentos na história que segredos foram revelados e crimes foram descobertos, a maioria só descobriam o que estava no diário a após o falecimento do dono diário.
O termo “FACEBOOK” é uma combinação de duas palavras: “face” (rosto) e “book” (livro). A proposta é o usuário da plataforma expor sua vida, mostrando seu rosto e sua vida no livro online, mas não é um diário, nem um livro físico e um livro online onde postamos com textos, fotos e vídeos para milhares de pessoas.
A história das pessoas, sejam de conquistas e alegrias ou de tristeza e frustrações, tem um público extremamente enorme. Você ver pelas audiências das novelas que contam histórias que já aconteceram com algumas pessoas e acaba sendo contadas e atraindo a audiência, mas no Facebook as pessoas decidiram contar suas próprias histórias. No Facebook os usuários contam se estão tristes, alegres, como estão se sentindo e o sucesso da plataforma se mantém em evidência.
KAWAI, TIKTOK
São plataformas de alta formação para entretenimento, nessas redes sociais pessoas mostram seu lados artístico, os usuários mostram suas habilidades na sua profissão, talento musical, mostram chácara, plantações, sítios e até usuários humoristas usam o seu humor para atrair alegrias dos seus seguidores.
O WhatsApp
É um contato pessoal e direto com o indivíduo, através de mensagens de áudio, digitado e vídeo, também existem os grupos com capacidade.
O MARKETING DIGITAL NA POLÍTICA
O lado positivo da era digital são: A possibilidade de maior alcance em pouco tempo, a criatividade pode ser desenvolvida com mais eficiência e eficácia, pois a disponibilidade das ferramentas são diversas, trazendo a publicidade com muito entretenimento, mostrando com dinâmica o que os respectivos candidatos querem passar para o público alvo, seus interesses e suas principais propostas.
Já o lado negativo é quando o marketing político perde tempo com as picuinhas dos adversários em períodos eleitorais, isso mostra falta de criatividade e de assessoria qualificada, perdem a oportunidade de conquistar os eleitores com muito humor, entretenimento sem perder a seriedade politica.
Fazer política foi e sempre será saudável, porém a politicagem exacerbada fragiliza e descredibiliza o processo eleitoral, política é a arte de discutir ideias. Debater melhorias, projetos sociais e qualidade de vida para os munícipes. Infelizmente muitos querem entrar para a vida pública, sem conhecer no mínimo o que é políticas públicas.
Aproveite o avanço da tecnologia na palma da mão, estude, pesquise, não perca tempo, ganhe conhecimento, você tem a oportunidade de ter emprego e renda, qualquer celular que tenha uma boa memória e uma boa câmera, seja smartphones ou IPhone e alguns aplicativos.
Quem tem um bom celular, tem um mundo amplo na palma das mãos.