Nordeste tem 5 finalistas no campeonato nacional de xadrez que usa conceitos de Blockchain e Metaverso e premiará com NFT melhor jogador.
Promovido pela Inkluziva, competição segue em busca do melhor enxadrista do Brasil. Jogadores receberão um certificado de participação em NFT. Além disso, os ganhadores de cada região e da etapa final ganharão um NFT personalizado com o registro da última jogada da partida.
A Inkluziva, empresa que usa Blockchain e Inteligência Artificial para gerar impacto social nas áreas financeira, de educação e saúde, anuncia vencedores da etapa Nordeste de seu 1º Torneio Inkluziva de Xadrez Escolar. Participaram estudantes de 6 a 21 anos matriculados no sistema de ensino, em jogos realizados online na plataforma CHESS.COM. Os 5 vencedores estão classificados para a final presencial que acontecerá em Brasília, dia 25 de novembro de 2023.
Entre os 140 inscritos para essa etapa, os atletas vencedores foram Benjamin Moraes (7 anos, Natal, RN), Davi Beltrão (12 anos, Recife, PE), Benício Bulhões (14 anos, Salvador, BA), Victor Cardoso (19 anos, Salvador BA), Esdras Moraes (21 anos, Olinda, PE). Os jogadores serão os representantes de sua região nas categorias pré-mirim, pré-infantil, cadete, juvenil e adulto, respectivamente.
O 1º Torneio Inkluziva de Xadrez Escolar já definiu também os participantes da região Norte do país e ainda terá etapas nas outras 3 regiões brasileiras a fim de encontrar o melhor jogador brasileiro. Cada uma das próximas etapas regionais classificará mais cinco enxadristas, e cada categoria classificará um atleta para a grande final. Como premiação, os jogadores ganharão NFTs com certificado de participação. Os colocados em primeiro lugar nas etapas regionais ganharão troféus que também serão entregues na grande final. Os vencedores finais levarão NFT personalizado com registro da última jogada da partida.
O objetivo da fintech Inkluziva com a competição é promover o jogo de xadrez no ambiente escolar como complemento ao processo de aprendizagem cognitiva, social e emocional. “Também buscamos contribuir para a melhoria do nível técnico do xadrez brasileiro, promovendo o intercâmbio cultural e social e Fomentar a prática do xadrez com fins educativos, de lazer, de saúde e de rendimento. Ainda acreditamos que esta será uma oportunidade de desenvolver o intercâmbio sociocultural e desportivo entre os participantes e suas comunidades”, explica Taynaah Reis, CEO da Inkluziva e a principal desenvolvedora dos produtos e soluções Inkluziva de educação baseadas em redes descentralizadas e regenerativas.
As inscrições podem ser feitas no site https://inkluziva.org/xadrez-escolar. Basta preencher o formulário e enviar a documentação solicitada (certidão de nascimento ou RG, comprovantes de endereço e matrícula em instituição de ensino). O regulamento completo pode ser acessado clicando aqui.
Calendário:
Sul – competição prevista para 15/7 – online
Sudeste – competição prevista para 16/9 – online
Centro Oeste – competição prevista para 4/11 – online
Etapa Nacional (Final) prevista para 25/11 em Brasília