A vitória por 2×1 sobre o Santa Cruz, nesse domingo (18), pela 6ª rodada do Campeonato Pernambucano, fez o Náutico chegar a marca de 15 jogos oficiais sem perder nos Aflitos. Jogando em seus domínios, onde o Timbu historicamente sempre foi muito forte, são 10 vitórias e cinco empates neste período de invencibilidade. Além disso, o clube alvirrubro chegou a nove jogos sem derrota e conquistou no Clássico das Emoções a sétima vitória em sete jogos disputados no Estadual, onde lidera com 21 pontos e 100% de aproveitamento.
Um dos maiores expoentes da boa fase alvirrubra é o técnico Hélio dos Anjos, que tornou-se uma peça fundamental para fazer valer ou mando de campo nos Aflitos. “A gente entende que em qualquer competição que participamos, temos que fazer prevalecer no mando de campo. O modelo de jogo nosso tem uma influencia muito grande por nós os termos dos Aflitos. Se eu tenho uma torcida aqui no jogo de hoje (contra o Santa Cruz), esse modelo de jogo seria mais contundente e mais forte. É um modelo que naturalmente com o torcedor ativo, a inspiração do jogador aumenta mais. A gente procura criar situação do adversário sentir de estar jogando em nossa casa “, avaliou.
A última derrota do Náutico nos Aflitos foi no dia 12 de outubro, pela Série B do Campeonato Brasileiro. Na ocasião, o Timbu foi derrotado por 2×0 para uma Ponte Preta, ainda sob o comando do técnico Gilson Klein. Na sequência, o clube alvirrubro emendou 15 jogos seguidos sem saber o que é perder jogando em seus domínios. Ao todo, são dois jogos com Kleina no comando e os demais sob a tutela de Hélio dos Anjos.
Desde que retornou ao clube em novembro de 2020 para sua terceira passagem à frente do Náutico, o comandante foi responsável por resgatar a força do Timbu jogando nos Aflitos. Isso porque no primeiro turno da Série B, o clube alvirrubro, que na época foi comandado primeiro por Gilmar Dal Pozzo e depois por Gilson Kleina, teve um desempenho bem abaixo atuando em casa. Na chegada de Hélio, o tempo tinha o 5º pior desempenho como mandante na Segundona, com apenas 12 pontos conquistados em 10 jogos.
Foi então que Hélio dos Anjos entrou em ação ao comandar uma reação que conseguiu livrar o Náutico do rebaixamento e, de quebra, melhorou o desempenho em casa ao terminar a competição como o 9º melhor mandante. Ao todo, o técnico disputou 13 jogos oficiais nos Aflitos, com dez vitórias e três empates. “Quero manter essa liga e esse entusiasmo de todos jogando aqui nos Aflitos para a gente continuar fazendo bons resultados”, projetou o técnico em entrevista coletiva após a vitória contra o Santa Cruz.
Na próxima segunda-feira (26), o Náutico tem mais uma chance para aumentar a invencibilidade nos Aflitos, uma vez que recebe o Afogados da Ingazeira, em partida válida pela 8ª rodada do Campeonato Pernambucano. Em caso de vitória, o Timbu pode chegar ao 16º jogo sem derrota no seu estádio.
Fonte: JC