
A artista plástica pernambucana Gil Kozicka será um dos destaques do lançamento do livro Mulheres que Cruzaram Oceanos, no dia 3 de junho, no salão nobre do Consulado-Geral do Brasil em Edimburgo, Escócia. Além de assinar a capa da obra, Gil apresentará uma exposição exclusiva com mais de dez quadros da série As Mulheres do Sertão, em parceria com a curadora brasileira radicada em Londres, Patrícia Evangelista.
Pernambucana de 46 anos, Gil Kozicka viveu em Olinda, Recife e Piedade (Jaboatão dos Guararapes) antes de se mudar para a Alemanha, aos 35. Formada em Relações Públicas pela Universidade Católica de Pernambuco (Unicap), ela sempre teve a arte como linguagem, mas foi apenas em 2019, já estabelecida na Inglaterra, que deu início à sua carreira profissional nas artes plásticas. Desde então, participou de eventos como o Easton Arts Trail e de diversas exposições coletivas em Bristol.
Em 2020, estabeleceu-se na Escócia, onde aprofundou seus estudos na Leith School of Art, em Edimburgo. Sua obra é marcada por cores vibrantes e traços que refletem a cultura nordestina, conquistando espaço tanto na comunidade brasileira no Reino Unido quanto em outros países.
A coletânea Mulheres que Cruzaram Oceanos narra as trajetórias de 26 brasileiras que emigraram, enfrentando diferentes desafios e superando barreiras em suas jornadas pelo mundo. A presença de Gil Kozicka no projeto destaca a potência da arte como elo entre culturas e instrumento de representatividade em contextos internacionais.
Além das sessões de autógrafos e exposições, os eventos contarão com apresentações de balé clássico e contemporâneo, sob a direção da bailarina e cantora Margot Sales. Participarão do espetáculo bailarinos que também têm ligação com o livro: duas filhas de Lícia Valadares e uma filha de Ingrid Porto, ambas coautoras da obra.
Entre as autoras desta edição, quatro vivem no Reino Unido, trazendo olhares únicos sobre a experiência migratória: Katia Fernandes, jornalista; Patrícia Evangelista, artista e curadora; Milena Pedrosa, anfitriã da edição londrina; e Gil Kozicka, que contribui com a capa do livro.
O evento no Consulado-Geral do Brasil em Edimburgo promete ser um marco na promoção da arte e da cultura brasileira no exterior, celebrando as contribuições de artistas como Gil Kozicka e fortalecendo os laços entre o Brasil e o Reino Unido.
Crédito das fotos: Gil Kozicka