Sempre conectado com Brasília (DF) através das suas atividades como integrante da União Nacional dos Legisladores e Legislativos Estaduais (Unale), o Deputado Joel da Harpa está acompanhando as movimentações do Ministério do Planejamento e Orçamento sobre possíveis mudanças na previdência dos militares federais . O problema é que qualquer alteração nas legislações que regem as forças armadas podem atingir também os militares estaduais, ou seja, policiais e bombeiros militares.
Na última semana, a ministra do Planejamento e Orçamento, Simone Tebet, disse que o governo Lula (PT) já preparou três medidas de corte na previdência e que as mudanças não são uma ampla reforma na aposentadoria. “Apesar de não ter falado detalhes e nem em valores, a medida nos preocupa e nos decepciona. Em junho, o presidente Lula havia garantido que não pretendia fazer alterações na aposentadoria dos militares. O recado foi transmitido pelo Ministro da Defesa, José Múcio, a pedido do presidente”, conta Joel.
Segundo declarações da ministra, a meta é avançar com essa pauta no Congresso Nacional. As medidas serão trabalhadas em conjunto pela equipe econômica — além das pastas do Planejamento e da Fazenda, o Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) também está envolvido.