Silvio Almeida, ex-ministro dos Direitos HumanosSilvio Almeida, ex-ministro dos Direitos HumanosSilvio Almeida, ex-ministro dos Direitos Humanos, foi acusado de assédio sexual por Anielle Franco, ministra da Igualdade Racial. Ela confirmou que foi vítima de importunação durante um depoimento na Controladoria-Geral da União (CGU). Outras mulheres também o denunciaram à rede Me Too Brasil.
Apesar de Almeida negar as acusações e pedir uma investigação, sua demissão é vista como inevitável. O governo teme que a permanência do ministro possa afetar negativamente sua imagem em relação a essas denúncias.
O presidente Lula tomou a decisão de demitir o ministro Silvio Almeida após as denúncias de assédio sexual feitas pela ministra Anielle Franco e outras mulheres. A demissão veio após uma reunião com membros do governo, que consideraram insustentável a permanência de Almeida no cargo.
A avaliação é que manter o ministro poderia prejudicar a imagem do governo, mostrando conivência com as graves acusações. Mesmo negando as denúncias, Almeida foi afastado, e investigações adicionais foram solicitadas.