Aquilo que só se via em grandes cidades européias chegou em Maragogi, segundo polo turístico de Alagoas. Através da Secretaria de Meio Ambiente, a Saneape instalou um sistema de coleta subterrânea de lixo na orla da cidade, afastando-a do sistema antigo e inserindo-a nos sistemas atualizados, em face das novas legislações sobre gestão de resíduos no mundo.
De acordo com empresário Júnior da Saneape, esse sistema deixa de lado o recolhimento e transporte de resíduos através da estrada, transferindo-o para o subterrâneo. Gabriel Vasconcelos, vice-prefeito e secretário do Meio Ambiente, afirma que Maragogi sai na frente mais uma vez em se tratando de meio ambiente. A entrada de Gabriel na pasta propiciou grandes avanços ao município nesse sentido.
Para a prefeitura e a Saneape, promotores do novo sistema, a cidade tem muito a ganhar em sustentabilidade.
Cidades e Sistema Subterrâneo De Coleta De Lixo
O novo sistema implantado em Maragogi demonstra a ciência da cidade a respeito dos problemas relacionados aos métodos convencionais de coleta de lixo, pois assume a tendência atual de incorporar sistemas automatizados de recolhimento de resíduos.
Como Funcionam Os Sistemas De Lixo Subterrâneo?
Os usuários do sistema de coleta de lixo pneumático depositam seu lixo em entradas de resíduos, localizadas ao redor da área de atuação escolhida. Pontos de recolha são colocados ao ar livre, acessíveis 24h por dia. O refugo é armazenado temporariamente através das entradas de resíduos até ao próximo ciclo de esvaziamento.
Quais São As Vantagens Do Sistema Subterrâneo De Coleta De Lixo?
Um dos principais benefícios ambientais é a redução das emissões de CO2 que são resultados do tráfego reduzido de veículo para fazer a coleta pela cidade. Outro ponto interessante está na facilidade da instalação, visto que metrópoles e zonas rurais podem ter os benefícios proporcionados pelo sistema subterrâneo de coleta de lixo. Os pontos de recolha de resíduos de sistema pneumático encorajam os utilizadores para reciclar de forma mais eficiente. As entradas de ar nunca são cheias. O fato de não existirem pilhas disformes de resíduos ou odores desagradáveis é benéfico para a limpeza e a imagem da área. De fato, as condutas são flexíveis e o sistema não fica congestionado.
Qual é o Ciclo De Vida Do Sistema Subterrâneo De Coleta De Lixo?
O ciclo de vida do sistema depende de vários fatores, como a quantidade de resíduos recolhidos, o clima do ambiente operacional e condições do solo.
Entradas De Resíduos
Entradas de resíduos geralmente encontram-se a 1,5 metros acima do nível do solo, o resto do sistema de admissão situa-se abaixo da superfície. A parte subterrânea do ponto de resíduos aumenta substancialmente o volume de armazenamento do dispositivo de admissão, sem ocupar espaço desnecessário acima do solo. Vale ressaltar que a região subterrânea também serve como sala técnica, abrigando vários sensores e válvulas de descarga.
O sistema de coleta subterrânea está ficando cada vez mais popular nos países desenvolvidos, ao passo que os especialistas não ficam parados e desenvolvem formas para tornar o método com maior nível de eficiência. O Brasil ainda está atrasado na implantação dentro deste âmbito de discussão, mas Maragogi já pode comemorar graças ao compromisso do poder público municipal que não mediu esforço junto com a Saneape para esta nova tecnologia sustentável. Esperamos que em breve, este sistema se estenda por todo município. De fato, ainda existe uma longa caminhada para que a infraestrutura brasileira esteja de acordo com a demanda exigida pelos conceitos de países sustentáveis.
Fonte: Maragogiro