O Hospital Belarmino Correia, localizado na cidade de Goiana, realiza um importante incremento na promoção da saúde neonatal para os munícipes de dez cidades da Zona da Mata Norte de Pernambuco. A partir desta quarta-feira (11/09), a unidade passa a realizar o exame Teste do Pezinho, essencial para detecção em tempo oportuno de doenças congênitas em recém-nascidos, incluindo diversos distúrbios metabólicos e hormonais que são assintomáticos no nascimento.
Com a inclusão deste serviço, às populações dessas cidades contam agora com o acesso mais fácil a esse exame vital, reduzindo a necessidade de deslocamentos para outras localidades e garantindo maior cobertura e eficácia no cuidado com a saúde dos recém-nascidos. O período ideal para coleta, recomendado pelo Ministério da Saúde (MS), é entre o 3º e o 5º dia de vida, permitindo o diagnóstico e o início do tratamento.
A Triagem Neonatal Biológica foi incorporada ao Sistema Único de Saúde (SUS) em 2001, constituindo o Programa Nacional de Triagem Neonatal. Em Pernambuco essa triagem, por meio do Teste do Pezinho, realiza o diagnóstico das seguintes doenças: Anemia falciforme, Deficiência de Biotinidase, Fenilcetonúria, Fibrose Cística, Hiperplasia Adrenal Congênita (HAC), Hipotireoidismo Congênito e Toxoplasmose Congênita. As amostras colhidas em serviços da rede pública estadual são analisadas no Laboratório Central do Estado (Lacen-PE).
“A detecção precoce dessas condições permite que os tratamentos sejam iniciados o mais rapidamente possível, evitando complicações graves no desenvolvimento das crianças. Essa iniciativa reflete o compromisso do hospital e das autoridades de saúde em melhorar a qualidade dos serviços prestados à comunidade, promovendo a saúde e o bem-estar das novas gerações”, afirmou o diretor do Belarmino Correia, Marcos César.