Escritor, poeta ou conhecedor da história de uma cidade chamada Barreiros. Estamos falando de Yvon Bezerra de Andrade, nosso eterno Yvon, nascido em Camocim de São Felix em 24 de fevereiro de 1929. Chegou em terras barreirenses em 12 de outubro de 1931, um homem culto, de conhecimento amplo e de uma memória surpreendente. Patriarca de uma família de intelectuais.
Só teremos lembranças boas de um homem que não fechava suas portas para quem queria saber da historia de Barreiros e região. Amava falar da Usina Central Barreiros, dos Othons Bezerras de Melo de pessoas ilustres do Município. Tive o prazer de conhecê-lo pessoalmente e tenho certeza que esse homem que cito em minhas palavras é e sempre vai ser uma pessoa viva na história de Barreiros. Quando falei sobre a criação do Município de São José da Coroa Grande, o mesmo falou que preferia o nome antigo “Puiraçu” Sem dúvidas o nosso eterno Yvon foi simplesmente o ser humano mais íntegro e honesto que alguém pode conhecer.
E pode ter certeza que jamais será esquecido. Pois pessoas assim especiais acabam por se tornar imortais.
Que Deus o proteja a partir daqui. Desejo muita força para toda sua família e que a fé ajude todos a superar este momento difícil.
“Descanse em paz, querido Yvon.
Escrito por Gustavo Belo
Professor, formado em História, pela Faculdade de Formação de Professores da Mata Sul – FAMASUL.
HOMENAGEM DO BLOG TENÓRIO CAVALCANTI