Não é falácia, a história mostra, com o passar dos anos, que a frase dita pelo fundador Guilherme de Aquino em 1905 foi uma profecia. O Sport Club do Recife nasceu e em seus 112 anos de história, sempre se provou um autêntico campeão. Uma história de brava valentia, talhada por vitórias e títulos. São aproximadamente 50 troféus conquistados pelo futebol profissional e outras centenas com os times das categorias de base, fora os títulos das modalidades olímpicas e amadoras.
O Leão da Ilha foi fundado em 13 de maio de 1905, no salão da Associação dos Empregados do Comércio de Pernambuco. O engenheiro pernambucano Guilherme de Aquino reuniu, como o próprio hino do Sport diz, ardentes seguidores para começar a história do maior clube do Norte-Nordeste. Em seu total, foram 67 torcedores admitidos como fundadores, mesmo sem que todos os nomes constem na ata da época de sua fundação.
Após o primeiro mês de criação em sua bela história, exatamente no dia 22 de junho de 1905, o Sport entrou em campo pela primeira vez para uma partida de futebol. Um amistoso contra o English Eleven, time formado pelos funcionários das companhias britânicas que na época eram fundadas em Recife. Apesar do favoritismo do time inglês, considerados os fundadores do esporte bretão, o Sport lutou e conquistou um grande resultado, empatando por 2×2.
“Esteve bastante concorrida a festa de inauguração deste club, comparecendo crescido número de senhoritas e cavalheiros. Constou o festival de uma partida de futebol em que tomaram parte sócios do Sport Club e do English Eleven. A partida foi bem jogada de ambas as partes, havendo um empate. Felicitamos a diretoria do Sport Club pela vitória alcançada, pois sendo uma sociedade nova, não se deixou vencer pelo English Eleven”. Diário de Pernambuco (24/06/1905).
Blog Tenório Cavalcanti
História do futebol Pernambucano