A programação ocorreu nesta quinta-feira (21/11) e contou com rodas de conversa, apresentações, dinâmicas e outras atividades para usuários e profissionais
Em celebração ao Dia do Ostomizado, comemorado em 16 de novembro, e ao Novembro Verde, mês dedicado à conscientização sobre o tema, o Hospital Barão de Lucena (HBL), referência no tratamento de ostomizados em Pernambuco, realizou uma programação especial nesta quinta-feira (21/11). Com a temática “Dignidade para o Ostomizado: um Direito que não se Negocia”, o evento contou com roda de conversa, apresentações, dinâmicas e outras atividades para usuários e profissionais.
O evento foi uma parceria da Secretaria Estadual de Saúde de Pernambuco (SES-PE) com a Associação dos Ostomizados de Pernambuco (AOSPE). Esse diálogo com a associação é permanente com reuniões mensais para discutir melhorias e apresentar soluções e ações que a Secretaria desenvolve para as pessoas com estomia.
Para o presidente da AOSPE, Roberto Araújo, que participou do evento, as ações no setembro verde são muito importantes para garantir os direitos e a dignidade das pessoas ostomizadas. “Nós estamos aqui para divulgar a ostomia no estado e combater a discriminação. Estamos todos juntos, pessoas ostomizadas, equipe do Polo e da SES-PE, para buscarmos juntos sempre melhorias”, disse.
Atualmente, a assistência ao paciente com estomia é feita de forma descentralizada. Os pacientes são atendidos em todas as regiões do estado. Cerca de três mil pacientes estão cadastrados junto ao Programa de Ostomizados no HBL. Outros 465 pacientes ostomizados são acompanhados nas Unidades Pernambucanas de Atenção Especializadas (UPAEs) e mais 252 no Hospital Regional do Agreste (HRA).
“Esses pacientes recebem acompanhamento com a equipe multiprofissional e o fornecimento dos insumos, como as bolsas e os adjuvantes, em unidades próximas a sua residência, facilitando o acesso e adesão ao Programa”, destacou a coordenadora de Atenção à Saúde da Pessoa com Estomia da Secretaria Estadual de Saúde de Pernambuco, Maria Eduarda Lins.
Para a coordenadora, as ações de melhoria seguem ocorrendo e, em breve, uma nova plataforma será lançada pela SES-PE para auxiliar e melhorar o serviço prestado à população ostomizada. “Estamos inovando e já está em fase de teste o Sistema de Atenção à Pessoa Ostomizada de Pernambuco que é uma plataforma com dados atualizados, identificação dos pacientes e informações de saúde, facilitando a dispensação de insumos, através de ferramentas que auxiliarão na eficácia dos processos”, finalizou.