Tecnologia de Reconhecimento Facial Será Usada em Festas de Réveillon no Grande Recife
Pela primeira vez, a tecnologia de reconhecimento facial será utilizada para monitorar os acessos às principais festas públicas de Réveillon no Grande Recife. O anúncio foi feito nesta sexta-feira (20) pela Secretaria de Defesa Social (SDS), em coletiva de imprensa.
Ao todo, cerca de 3,2 mil profissionais da segurança pública, incluindo 2.485 policiais militares, serão mobilizados para atuar entre os dias 26 de dezembro e 1º de janeiro de 2025. As equipes estarão concentradas principalmente nas praias de Boa Viagem e Pina, no Recife; Candeias, em Jaboatão dos Guararapes; Praça do Carmo, em Olinda; e Porto de Galinhas, em Ipojuca.
A secretária executiva de Defesa Social, Dominique de Castro Oliveira, destacou a ampliação do uso de tecnologias no planejamento, que contou com apoio das prefeituras e da Polícia Federal. “Teremos mais drones, um helicóptero equipado com visão noturna e o uso do reconhecimento facial nos acessos”, afirmou.
Eficiência e Segurança
Segundo Dominique, o reconhecimento facial, já utilizado em eventos como o Galo da Madrugada, demonstrou eficácia sem gerar prisões indevidas. “O sistema faz um apontamento de possíveis coincidências, que passam por checagens documentais e pessoais antes de qualquer abordagem. Muitas vezes, o alerta não resulta em ação”, explicou.
A base de dados utilizada inclui informações do Banco Nacional de Mandados de Prisão, complementadas por CPF, data de nascimento e nome da mãe, para reduzir erros.
Reforços no Local
Além da tecnologia, duas delegacias móveis serão instaladas nas orlas do Pina e de Candeias para facilitar o registro de ocorrências. O Corpo de Bombeiros Militar também terá equipes posicionadas para orientar sobre os riscos de banho de mar, cuidados com crianças e emergências durante os eventos.
Uma atenção especial será dada ao show de Roberto Carlos, no Pina, no dia 26 de dezembro. “Estamos nos preparando para atender a um público de idade avançada e com mobilidade reduzida, que costuma chegar cedo e precisa de cuidados específicos”, ressaltou Dominique.
As ações conjuntas visam garantir a segurança e tranquilidade dos milhares de participantes esperados nas festas de fim de ano no Grande Recife.