Decisão afeta as viagens que saem da RMR com destino ao Interior, além de viagens entre os demais municípios pernambucanos.
O governador de Pernambuco, Paulo Câmara (PSB), proibiu a circulação de transportes intermunicipais no Estado, a partir da próxima segunda-feira (23). A ordem, que faz parte das medidas de enfrentamento ao novo coronavírus, foi divulgada nesta sexta-feira (20), durante uma coletiva de imprensa. A medida vai afetar as viagens com saída da Região Metropolitana do Recife com destino ao Interior do Estado, além das viagens entre os municípios pernambucanos.
Exceção
Em nota, a Secretaria de Desenvolvimento Urbano informou que existem algumas exceções que poderão ser aplicadas aos serviços de fretamento e ao transporte complementar (neste, exceto para a RMR). As viagens fretadas que já foram devidamente autorizadas pela Empresa Pernambucana de Transporte Intermunicipal (EPTI) para os trabalhadores de indústrias que possuem permissão para funcionar durante o período de reclusão continuam valendo.
O serviço de transporte complementar entre os municípios do interior só poderão ser realizados se o prefeito local autorizar e se for comprovada a natureza de emergência e, para ter a autorização da viagem, a EPTI vai disponibilizar, em seu site oficial, um formulário padrão que deve ser assinado pelos prefeitos e, depois, poderá ser encaminhado para a empresa, para que seja obtida a permissão necessária.
Segundo a diretora presidente da EPTI, Marília Bezerra, até o momento, não há deliberações sobre viagens interestaduais. Sendo assim, os terminais rodoviários que recebem este tipo de viagem continuam abertos. “Os [terminais] que recebem apenas viagens intermunicipais serão fechados”, informou.
Como prevenir o coronavírus?
O Ministério da Saúde orienta cuidados básicos para reduzir o risco geral de contrair ou transmitir infecções respiratórias agudas, incluindo o coronavírus. Entre as medidas estão:
- Lavar as mãos frequentemente com água e sabonete por pelo menos 20 segundos, respeitando os 5 momentos de higienização. Se não houver água e sabonete, usar um desinfetante para as mãos à base de álcool.
- Evitar tocar nos olhos, nariz e boca com as mãos não lavadas.
- Evitar contato próximo com pessoas doentes.
- Ficar em casa quando estiver doente.
- Cobrir boca e nariz ao tossir ou espirrar com um lenço de papel e jogar no lixo.
- Limpar e desinfetar objetos e superfícies tocados com freqüência.
- Profissionais de saúde devem utilizar medidas de precaução padrão, de contato e de gotículas (máscara cirúrgica, luvas, avental não estéril e óculos de proteção).
Para a realização de procedimentos que gerem aerossolização de secreções respiratórias como intubação, aspiração de vias aéreas ou indução de escarro, deverá ser utilizado precaução por aerossóis, com uso de máscara N95.
Fonte: Jornal do Comercio(JC)
O transporte de São José a Barreiros tbm vai parar?