Fotos: Arthur de Souza/Setur-PELançamento do segundo fascículo da Rota da Fé e balanço de ações foram destaques da reunião periódica do Turismo de Pernambuco.
Recife, 11 de dezembro de 2024 — Em uma cerimônia iniciada com ritmos de terreiro, a 71ª Reunião do Conselho Estadual de Turismo (Contur) ocorreu na manhã desta quarta-feira (11), no Pernambuco Centro de Convenções, em Olinda. Na ocasião, a Secretaria de Turismo e Lazer de Pernambuco (Setur-PE) e a Empetur apresentaram o segundo folder informativo da Rota da Fé, que desta vez destaca locais ligados às religiões de matriz Afro-Indígena.
“Estamos muito felizes em dar continuidade a esse projeto tão importante para o fortalecimento dos nossos destinos. As religiosidades afro-indígenas estão nas raízes da nossa cultura, do nosso carnaval, São João, e muitas outras manifestações. Apresentar esse roteiro, catalogando os destinos relacionados a essa fé, é relevante para quem busca se aprofundar na cultura pernambucana”, afirmou Paulo Nery, secretário de Turismo e Lazer.
“O turismo religioso tem um potencial enorme e ainda temos muito o que explorar. Tenho certeza que o trabalho que o Governo Raquel Lyra tem feito, através da Empetur e da Setur-PE, resultará em um grande salto, trazendo muito mais turistas para Pernambuco”, declarou Eduardo Loyo, Presidente da Empetur.
Na ocasião, a articulação da Caminhada dos Terreiros fez uma apresentação cultural, liderada por Mãe Elza de Iemanjá. Logo em seguida, o maracatu Nação Aurora Africana fez soar seus tambores no salão, emocionando os participantes da reunião. Para o Tata Kambondo Francisco Neto, representante do Fórum Diálogos de Pernambuco e da Caminhada dos Terreiros de Pernambuco, o lançamento da Rota da Fé tem um impacto positivo para as religiões de matriz Afro-Indígena. “É importante porque dá visibilidade para o povo de matriz afro-indígena do estado de Pernambuco e também para a salvaguarda da história do povo de matriz africana, por toda a luta que nós tivemos e que temos ainda, e para mostrar para o turismo, para os turistas, um pouco da cultura do povo de matriz africana, para que se conheça mais, para que se visite os terreiros, principalmente para a gente combater esse preconceito que existe com o povo de matriz africana”, avaliou.
Balanço
O diretor-presidente do Departamento de Estradas e Rodagens (DER), Rivaldo Melo, falou para os conselheiros sobre o projeto PE na Estrada, ação do Governo do Estado que vem recuperando a malha viária pernambucana. “Trabalhamos na PE-60, começamos a restaurar agora o acesso ao Muro Alto, Porto de Galinhas, Serrambi, Tamandaré, Carneiros, todos esses acessos estão sendo completamente restaurados e a gente espera que no próximo verão a gente já tenha outra condição de mobilidade aqui no nosso Estado e a gente vai ter orgulho de trazer as pessoas para visitarem aqui”, destacou Rivaldo Melo.
Em seguida, o secretário estadual de Projetos Estratégicos, Rodrigo Ribeiro, trouxe a equipe técnica da pasta para detalhar o projeto de requalificação do Santuário de Cimbres, local de aparecimento de Nossa Senhora das Graças, e que atrai muitos romeiros. “A fase de concepção do projeto está em andamento. A gente conseguiu colher nessa reunião algumas sugestões bem importantes. Vamos agregá-las ao projeto para que tenhamos um produto final na maior qualidade possível”, disse Rodrigo Ribeiro.
O secretário Paulo Nery e o presidente Eduardo Loyo fizeram um balanço dos destaques do Turismo de Pernambuco em 2024. As campanhas de promoção de Pernambuco, aumento de malha aérea e o receptivo especial dos cruzeiros foram destaque da apresentação. Em seguida, Danilo Rafael, pesquisador da secretaria estadual de Cultura, fez uma fala sobre o primeiro mapeamento da cultura de Pernambuco, que cataloga agentes e equipamentos em todo o Estado.
“A ideia do censo é todo mundo conseguir acessar os dados da cultura. Do fazedor de cultura, do produtor, do técnico que não se identifica às vezes como um fazedor de cultura, para que a gente consiga acessar esses recursos e que isso fomente, de certa forma, a política cultural. Incentivando a política cultural, outras políticas que vão além disso começam, e é isso que impacta o turismo. Um dos pontos muito importantes são as rotas que a gente consegue traçar pensando no desenvolvimento econômico. Quando o turismo pretende fazer alguma atividade, alguma política em algum setor específico, a cultura tem muito a oferecer. Ter esses dados atualizados é muito importante para conectar tanto as políticas de turismo quanto as políticas de cultura”, disse Danilo Rafael.
Contur
O Contur-PE é um órgão colegiado, de assessoramento superior, de caráter consultivo. Tem por finalidade propor diretrizes e soluções para o desenvolvimento do turismo em Pernambuco. As reuniões são promovidas a cada três meses, participando representantes de toda a rede turística do Estado como: Sebrae, Fecomércio, Recife Convention Bureau, Ubrafe, ABIH-PE, ABAV-PE, Porto de Galinhas Convention, Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal, Banco do Nordeste, entre outros.