Após a aprovação do projeto que autoriza um empréstimo de R$ 2 bilhões do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) à Prefeitura do Recife para realização de obras em áreas de risco, o deputado federal Eriberto Medeiros e o vereador do Recife Eriberto Rafael, que estiveram presentes na sessão no Senado Federal, exaltaram a articulação do prefeito João Campos em meio à um cenário adverso. O gestor mostrou sua habilidade política para vencer a resistência dos senadores da oposição, que tentaram travar a pauta de votações na noite da última quarta-feira (19/04).
A votação e aprovação do pedido no Senado Federal só ocorreu ontem graças ao esforço do prefeito, que arregaçou as mangas, mobilizou os senadores pernambucanos, especialmente Fernando Dueire (relator do projeto na Comissão de Assuntos Econômicos) e dialogou com diversos parlamentares da Casa Alta, buscando superar a obstrução dos opositores (integrantes do PL, PP, Republicanos, PSDB e Podemos) para garantir a vitória no plenário por unanimidade, numa conquista muito comemorada pelos pernambucanos.
“João demonstrou um grande espírito republicano e capacidade de diálogo durante o processo de votação, sendo uma figura fundamental junto com os senadores pernambucanos para a aprovação desse grande investimento. Esta captação de crédito será, sem dúvidas, um divisor de águas na capital pernambucana, levando dignidade e cidadania para as comunidades do Recife”, destacou o deputado federal Eriberto Medeiros.
Presente na sessão ao lado de uma comitiva de vereadores da base governista, Eriberto Rafael criticou o comportamento ‘mesquinho’ de senadores da oposição, especialmente aqueles do PL, que ‘foram de encontro aos interesses dos cidadãos recifenses’. No entanto, ele fez questão de ressaltar todo o ‘traquejo político’ do prefeito João Campos para garantir um desfecho positivo na votação.
“Pude observar de perto toda determinação do prefeito para garantir a aprovação do projeto. Mesmo num cenário difícil, com os senadores obstruindo a pauta de votações, João mostrou muita resiliência e articulação política, dialogando com os senadores para conseguir todos os votos necessários para a aprovação desses R$ 2 bilhões que transformará a vida do povo recifense”, salientou Eriberto Rafael.