Combate à desinformação e valorização da imprensa estão na Base Nacional Comum Curricular
Em 1 de abril, é comemorado o Dia da Mentira em diversos países. Pouco depois, no dia 7, é celebrado no Brasil o Dia do Jornalista. Ambas as efemérides são um bom gancho para professores e professoras levarem para sala de aula o debate em torno da valorização da imprensa e do combate à desinformação por meio da educação midiática, pautas que caminham juntas e que estão presentes na Base Nacional Comum Curricular (BNCC).
Para a presidente do Palavra Aberta, Patricia Blanco, educar para a informação é um jeito de formar cidadãos livres e aptos a fazer escolhas conscientes. “Precisamos mudar a relação dos jovens com o conhecimento, para que saibam aprender a aprender. Essa é a melhor forma de educar para a vida em um mundo cada vez mais conectado, que exige cada vez mais que saibamos ler de forma crítica as mensagens que recebemos”, explica.
Por conta das profundas mudanças nas formas pelas quais as novas gerações se informam, faz-se urgente que o debate sobre a importância do jornalismo profissional ocorra dentro da sala de aula. Na BNCC, isso aparece com ênfase na parte de língua portuguesa. “O campo jornalístico-midiático é uma excelente oportunidade para que crianças e jovens tenham acesso e contato com o universo jornalístico, aprendendo a identificar informações de qualidade, algo fundamental para o fortalecimento da nossa democracia”, comenta Patricia.
Por meio do EducaMídia, o Palavra Aberta oferece uma série de recursos gratuitos sobre a prática jornalística e a sua importância para a sustentação da democracia. Planos de aula, e-books, trilhas pedagógicas e webséries podem ser encontrados no site do programa, acessíveis a educadores e redes de ensino públicas e privadas.
Sobre o Palavra Aberta
O Instituto Palavra Aberta é uma entidade sem fins lucrativos que advoga a causa da plena liberdade de ideias, de pensamento e de opiniões. Por meio de pesquisas, seminários e campanhas, promove a liberdade de expressão, a liberdade de imprensa e a livre circulação de informação como pilares fundamentais para o desenvolvimento de uma sociedade forte e democrática. Desde 2019, desenvolve o EducaMídia, programa de educação midiática criado para capacitar professores e organizações de ensino, além de engajar a sociedade no processo de educação midiática dos jovens, desenvolvendo seus potenciais de comunicação nos diversos meios.