Várzea e Abreu do Una foram castigadas mais uma vez pelas fortes chuvas neste ano 2019, a defesa civil foi acionada pelo Prefeito Pel Lages, que também acionou todo seu secretariados para socorrer as vitimas da enchente e juntos prestaram os primeiros socorros as duas comunidades.
Ivan coordenador geral da defesa civil em São José, fez os agradecimentos:
Obrigado em especial vai ao prefeito Pel Lajes e a primeira dama Nil Lages,Oziel, Mario do Resgate, secretária de inclusão social, Eliete veras, secretário Fernando pedreiro, secretário de meio ambiente Lúcio Freitas, por te me indicado na DEFESA CIVIL e todos os outros que se encontravam ali presentes. Sem vocês nada teria acontecido, foi bastante emocionante interagir com o povo de uma forma diferente, diferente porque ficamos olhando a troca de amor entre pessoas que nunca tinham se visto , interessante porque apesar dessa distância entre dois universos diferentes de pessoas da capital entre Várzea do una e Abreu, existiu respeito carinho afeto e gratidão entre dois mundos opostos, todos nós lá olhando, observando e transmitindo segurança, bem estar e controle.
Em entrevista feita no Recife á ONG NOVO JEITO no ato do carregamento das 11 toneladas de mantimentos ofertados aos munícipes de São José, em especial a Várzea e Abreu do una, Ivan falou da problemática que atinge estas comunidades e ressaltou a importância do poder público e privado estarem unidos para atender a população.
Cerca de 340 famílias foram atingidas pela água oficialmente, sendo distribuída da seguinte forma; 272 casas na Várzea do Una, 68 no Abreu do una e 3 desabamentos: 1 na Várzea e 2 no Abreu. Segundo dados do coordenador, a ONG disponibilizou e atendeu 580 famílias, chegando a ajudar famílias próximas a região afetadas, as doações foram da seguinte maneira: 5,8 toneladas de comidas, 3,8 toneladas de material de limpeza e higiene pessoal, 2 toneladas de roupas, sapatos, brinquedos e água mineral.
ONG NOVO JEITO fez um trabalho de assistência psicológica ás crianças, com atividades de danças, cantos, maquiagens e brincadeiras com palhaços de forma lúdica, com intuito de amenizar o transtorno sofrido nas suas casas.
A coordenadoria da defesa civil juntamente com o Prefeito Pel Lages e sua equipe vem agradecer em especial também aos colabores; Srº Carlos Arthur proprietário da fabrica Elephant situada em Barreiros, conhecido como Carlinhos da Pedreira que disponibilizou um caminhão baú para efetuar toda logística. Srº Eduardo gerente do supermercado Fênix de São José da Coroa Grande que ofertou toda a alimentação dos voluntários da ONG e equipe da prefeitura.
A luta continua, segundo o coordenador precisa-se reconstruir as 3 casas que desabaram, as pessoas que queiram contribuir com materiais entrem em contato pelo telefone (81) 99907 1212
Assista o vídeo:
Fotos