O deputado federal Mendonça Filho, representante do União Brasil, foi internado nesta sexta-feira, 3 de novembro, na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) cardiológica do Real Hospital Português (RHP), localizado em Recife. A internação ocorreu após o parlamentar, de 58 anos, sofrer um mal-estar na Praia de Toquinho, em Ipojuca, onde recebeu atendimento de emergência.
Mendonça foi levado à Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Serrambi antes de ser transferido para a capital pernambucana. Em comunicado divulgado por volta das 15h50, o Hospital Português informou que, ao chegar, o deputado foi imediatamente atendido na emergência cardiológica, onde foram realizados diversos exames, incluindo um cateterismo cardíaco.
O cateterismo é um procedimento médico fundamental que permite tanto a avaliação quanto a desobstrução de artérias e válvulas, além de auxiliar na detecção de lesões e outros problemas cardíacos.
O hospital também esclareceu que a possibilidade de infarto foi descartada. “O paciente encontra-se estável, em observação na UTI, apresentando boa evolução clínica e sem sinais de complicações até o presente momento”, destacou a instituição em seu boletim.
Mendonça Filho, que atualmente exerce seu quarto mandato como deputado federal, já ocupou o cargo de ministro da Educação durante o governo de Michel Temer (MDB) e também exerceu os cargos de vice-governador e governador de Pernambuco, assumindo a liderança do estado quando Jarbas Vasconcelos (MDB) se licenciou.
Por meio de nota, o Hospital Português informou que um novo boletim de saúde será divulgado caso ocorram mudanças significativas no estado clínico do deputado.