- Ir e vir em todo território nacional em tempo Paz;
- Direito de igualdade perante a Lei;
- Direito de não ser torturado e de não receber tratamento desumano ou degradante;
- Direito a sua intimidade, sua vida particular, sua honra, sua imagem, à inviolabilidade de seu domicílio, de sua correspondência, de suas comunicações telegráficas, de dados e telefônicas;
- Direito de liberdade de expressão de atividade artística, intelectual, cientifíca, literária, e de comunicação;
- Direito de reunião e às liberdades políticas e religiosas;
- Direito à Informação, Direito de propriedade;
Como Cidadão você tem o dever de:
- Votar para escolher nossos governantes e nossos representantes nos poderes executivos e legislativo;
- Cumprir a leis;
- Respeitar os direitos sociais de outras pessoas;
- Prover o seu sustento com o seu trabalho; alimentar parentes próximos que sejam incapazes;
- Educar e proteger nossos semelhantes, Proteger a natureza;
- Proteger o patrimônio comunitário; Proteger o patrimônio público e social do país; Colaborar com as autoridades.
Desafios da Democracia
O principal desafio que enfrentam as democracias contemporâneas refere-se à produção equilibrada dos seus mais importantes atributos: a estabilidade política e a representatividade. Para um melhor entendimento conceitual, convém analisar a democracia como idéia e, por outro lado, como sistema de governo.
A democracia como forma de governo consiste na democracia política e a democracia como idéia, pode ser caracterizada de forma genérica como um modo de vida – social ou moral.
A democracia é entendida como um regime político que melhor protege e promove os direitos humanos. É definida ainda, como regime fundado na soberania popular, na separação e desconcentração de poderes, com pleno respeito aos direitos humanos.
Esta abordagem procura agregar o conceito democracia política e democracia social; ou seja, reúne as liberdades civis, a separação e o controle sobre os poderes, a alternância e a transparência no poder, a igualdade jurídica e a busca da igualdade social, a exigência da participação popular na esfera pública, a solidariedade, o respeito à diversidade e “a tolerância”.
A tolerância ou a intolerância
A tolerância significa “ato ou efeito de tolerar; indulgência, condescendência”. A intolerância significa “falta de tolerância, de condescendência”, quando a sociedade parte para “a intolerância” alguns acham que estão acobertados pela democracia, na realidade estão quebrando os deveres que a sociedade tem com a democracia, pois a democracia mantém a ordem social e não a desordem.
Muitos por interesses pessoais e partidários usam apenas dos direitos da democracia, desrespeitam os deveres que ela aplica para manter a ordem social, como escritor tenho com os meus pensamentos analisados essa guerra atual da politica Brasileira que se diz viver uma democracia e não cumprem 10% do que realmente é a democracia.
“A intolerância na democracia” exatamente aqui onde quero concluir meu raciocínio, os poderes legislativos e executivos sofrem não com a democracia, mas com a intolerância daqueles que não conseguiram vencer pela própria democracia, os tais usam da palavra “democracia”, quando na realidade eles deviam usar a palavra “Perseguição politica” essa seria a palavra exata daqueles que nunca venceram com a democracia.
Geralmente o ódio e a raiva invade o coração dos que são derrotados pela democracia,poucos são os que são derrotados por ela e se mantém como bons políticos e cidadãos, ao sofrer a derrota pela democracia os bons políticos e cidadãos devem ter “Tolerância” e aplaudir de pé quem vence por ela.
A democracia veio manter a ordem, mas os intolerantes quebram as regras e vivem querendo apenas tomar o poder e ludibriar as pessoas com suas falacias, usando as mesma como se fosse mercadorias baratas, por não aceitar ser derrotados pela democracia, usam de “Perseguição politica e partidária”.
A democracia ela junta as pessoas para resolver os problemas da sociedade e não apenas aponta o problema, se não for para resolver então é para perseguir, é onde entra a intolerância na democracia.
DEMOCRACIA MANTÉM A ORDEM E NÃO A DESORDEM
Escrito por Tenório Cavalcanti