Com o estado sob alerta de chuva forte para esse fim de semana, a Defesa Civil reuniu representantes de diversos órgãos estaduais e federais nesta sexta-feira (20) para definir o plano de atuação em caso de emergência. O receio é que aconteceça um desastre semelhante ao que aconteceu em 2010, quando 19 municípios foram devastados pela força das águas, matando dezenas de pessoas.
“A Defesa Civil do estado trabalha com todas as possibilidades, trabalhamos com as piores das possibilidades, que aconteça um desastre como foi em 2010, como foi em 2017… o que está se apresentando aqui para o Estado de Alagoas hoje é justamente a possibilidade de nós termos um desastre nessa mesma proporção”, disse o tenente coronel Moisés.
A reunião aconteceu no Palácio do Governo, no centro de Maceió.
Participaram integrantes do Exército, da Marinha, do IBAMA, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Grupamento Aéreo, Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) e Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh).
O meteorologista Vinícius Pinho, da Semarh, afirmou que a previsão para os próximos dias é de um volume de chuva de 200 mm, o dobro do volume necessário para se considerar chuva muito forte.
“Principalmente na metade Leste de Alagoas, ou seja, Região Metropolitana, faixa litorânea e Zona da Mata, que são as áras mais vulneráveis, as áreas onde nós temos as enconstas, barreiras, nossas principais bacias hidrográficas com histórico de inundação”, afirmou Pinho.
#alagoas #chuvas #tempo
Fonte: Blog Barreiros está é a cidade