Grupo foi instituído com o propósito de intensificar ações.
A primeira reunião do Comitê Técnico Intersetorial para o Enfrentamento da Febre Oropouche no Estado ocorreu nesta sexta-feira (30/08). O grupo, instituído pelo Governo de Pernambuco, em portaria publicada no Diário Oficial do Estado de Pernambuco (DOE) do último dia 22 de agosto, tem o objetivo de coordenar, acompanhar e avaliar os cenários de prevenção e tratamento da doença. O momento de discussão foi realizado em formato híbrido — com participação presencial de integrantes e outros de forma on-line.
O encontro teve como pautas principais a análise do cenário epidemiológico da doença no Estado; a definição das frentes de atuação e de grupos de trabalho entre os membros do comitê técnico, em suas respectivas áreas de trabalho; a apresentação das áreas da Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE) que estão envolvidas no monitoramento do oropouche; além de promover a integração entre as instituições que formam o grupo, que vai se reunir a cada 15 dias, enquanto houver situação de importância epidemiológica.
A pesquisadora titular da Fiocruz Pernambuco, Constância Ayres, evidenciou a importância da integração das instituições de saúde na formação do conhecimento sobre a doença. “Como é uma doença nova para a gente, precisamos estar atentos a cada detalhe novo que surge. Ter a participação de vários profissionais nesse comitê é fundamental porque a ideia é que aqui em Pernambuco a gente trabalhe de forma integrada, com a vigilância ambiental, a epidemiológica, a parte clínica, a assistência, entre outras. Isso vai ser um diferencial importante para a construção da base do conhecimento sobre o Oropouche e suas formas de manifestação”, detalhou.
O secretário executivo interino de Vigilância em Saúde e Atenção Primária, José Lancart, pontuou que o comitê é uma decisão estratégica do Governo do Estado visando articulação e vigilância permanente. “O comitê será um espaço de agir compartilhado, reunindo a academia, grupos de pesquisa, sociedades médicas, todos em conjunto com a Secretaria Estadual de Saúde, o que potencializa a capacidade de respostas. Entendemos que ainda precisamos caminhar na busca do conhecimento e da formatação de protocolos, sempre entendendo que isso é feito de maneira compartilhada”, finalizou.
Dados atualizados de Oropouche – Pernambuco contabiliza, nesta sexta-feira (30/08), 134 casos confirmados da Febre do Oropouche. Até o momento, o vírus oropouche isolado foi identificado em pacientes dos municípios de: Jaqueira, Pombos, Água Preta, Moreno, Maraial, Cabo de Santo Agostinho, Rio Formoso, Timbaúba, Itamaracá, Jaboatão dos Guararapes, Catende, Camaragibe, Ipojuca, Itaquitinga, Macaparana, Sirinhaém, Bonito, Garanhuns, Aliança, Machados e Barra de Guabiraba.