I Fórum Pernambucano de Vigilância Sanitária foi realizado nesta terça-feira (10/09), em Boa Viagem
O I Fórum Pernambucano de Vigilância Sanitária foi realizado nesta terça-feira (10/09), pela Agência Pernambucana de Vigilância Sanitária (Apevisa), na Uninassau, em Boa Viagem, a fim de abordar temas estratégicos para avanços e qualificação dos serviços no Estado. O evento teve como tema “A Integralidade do Cuidado passa pela Vigilância Sanitária” e foi idealizado como uma oportunidade para compartilhar experiências, case de sucesso e desafios enfrentados nas práticas cotidianas.
A vigilância sanitária desempenha um papel fundamental na proteção da saúde coletiva, garantindo a qualidade dos produtos, serviços e ambientes que impactam diretamente a vida de todos os cidadãos. “Em Pernambuco, este evento não só reconhece os avanços conquistados, mas também lança luz sobre os desafios e as ações necessárias para a constante melhoria das políticas de saúde e vigilância”, pontuou a diretora da Apevisa, Karla Baêta.
O Fórum contou com a participação de representantes de todas as gerências de saúde do Estado, das vigilâncias sanitárias dos municípios pernambucanos, das comissões de controle de infecções relacionadas à assistência à saúde e à segurança do paciente dos principais hospitais públicos e privados da Região Metropolitana do Recife (RMR), além de servidores da Apevisa.
Para Karla Baêta, o evento se consolida como um marco no calendário estadual da saúde. “É essencial reafirmar a importância da vigilância sanitária como um pilar fundamental na promoção e na defesa da saúde pública, fortalecendo o compromisso de todos com a construção de um estado mais saudável e seguro”, finalizou.
ABERTURA – A mesa de abertura foi composta pela diretora da Apevisa, Karla Baeta, pelo secretário executivo de Vigilância em Saúde e Atenção Primária (SEVSAP), José Lancart, pela promotora do Ministério Público de Pernambuco (MPPE), Helena Capela, PELA procuradora federal do Ministério do Trabalho de Pernambuco, Adriana Gondim, pela presidente do Conselho Estadual de Saúde (CES), Sônia Maria Pinto, pelo presidente da Associação dos Servidores de Vigilância Sanitária em Pernambuco (AVISAP), Isidoro Meirelles, pela coordenadora regional da Anvisa para portos, aeroportos, fronteiras e recintos alfandegados, Adriana Aquino, e pelo coordenador educacional de inovação do Sindicato dos Hospitais de Pernambuco, Eurico Noblat.