Um débito de 31 milhões foi o rombo constatado nas contas da Prefeitura de Tamandaré, situada na Zona da Mata Sul de Pernambuco.
A informação foi revelada nesta segunda-feira (1°), pelo novo prefeito, Isaias Honorato Carrapicho (Republicanos), durante uma coletiva de imprensa para falar sobre os primeiros 30 dias de sua gestão.
“Desse montante, mais de R$ 28 milhões, que foram recolhidos dos servidores municipais, não foram repassados para o Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS). É um dos prejuízos deixado pela gestão anterior para o povo pagar, e ainda tem mais saldo negativo que o jurídico está fazendo levantamento”, afirmou Isaias Honorato.
Sucateamento:
O prefeito Isaias Honorato, também disse que durante esses 30 dias foi necessária uma operação para limpar a cidade, que estava com lixo acumulado por toda a parte.
“Quando assumimos a Prefeitura, verificamos que não havia limpeza no município há mais de 20 dias. Só para ter uma ideia, tinha rua com tanto lixo que estava até difícil para circular de carro. A mesma situação foi vista na Zona Rural. Tamandaré faz parte de um consórcio do lixo com as cidades de Rio Formoso, Sirinhaém e Barreiro. Esse consórcio está com irregularidades” disse.
Além disso, o prefeito constatou que a cidade está completamente sucateada. “Estradas deterioradas, que é até ruim para caminhar; encontramos, no prédio da Prefeitura, computadores, aparelhos de ar-condicionados quebrados. Até as chaves da sede da gestão municipal foram escondidas”, relatou.
Saúde:
Atualmente, o município de Tamandaré conta com uma ambulância para socorrer a população, que é estimada em 30 mil habitantes e, nos finais de semana e feriado, podendo chegar a 120 mil, devido o turismo intenso na região.
“Uma outra ambulância e outros veículos da Saúde de Tamandaré foram leiloados pela gestão anterior. Encontrei a oficina vazia, sem nada. A base do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) não tem estrutura adequada. Sobre o quadro de servidores, tinha gente recebendo da Prefeitura e estudando medicina fora do país. Alguns funcionários também abandonaram suas funções, porque achavam que seriam demitidos por nossa gestão”, explicou.
Carrapicho ainda disse que em breve Tamandaré terá mais ambulâncias. “Pedi apoio a um deputado estadual que já destinou para o nosso município uma emenda de R$ 200 mil. Com esse dinheiro vamos comprar ambulância para, inclusive, transportar mulheres em trabalho de parto para terem seus filhos em Recife ou em cidades mais próximas, já que aqui ainda não tem uma maternidade”, ressaltou.
Metas:
Estádio de futebol, pátio de eventos, ampliação do cemitério municipal, reabertura da Usina Santo André, instalação de bancos 24h, construção de uma maternidade e programa de moradias e geração de renda, são algumas das metas do prefeito Isaias Honorato durante a sua gestão.
“Estamos dialogando com empresários que têm interesses de construir hotéis, restaurantes e um parque aquático aqui na nossa cidade. Isso vai gerar emprego e renda. Conseguimos um terreno de doação para ampliar o cemitério da cidade”, pontou.
E mais “vamos construir um estádio de futebol, que ficará no mesmo local onde serão instaladas as novas bases do Batalhão da Polícia Militar, da Polícia Civil e do SAMU. Tudo isso será feito para livrarmos o município dos aluguéis”, concluiu.
Fonte: FALA PE