No último dia do período de convenções foi a vez de Água Preta, na Mata Sul, receber a vice-presidente nacional do SOLIDARIEDADE, Marília Arraes, para homologar a chapa encabeçada pelo ex-deputado estadual e federal, João Fernando Coutinho (SOLIDARIEDADE), para a disputa pela prefeitura da cidade. O ex-vereador Elias Alegrete (Avante) ocupará a vaga de vice. O evento contou com a participação de lideranças de toda a região. Com mais de 16 anos de mandato no legislativo estadual e federal, João Fernando é filho do ex-prefeito (por quatro vezes) Eduardo Coutinho.
Principal nome do SOLIDARIEDADE em Pernambuco e voz ativa na política brasileira contra todos os tipos de violência de gênero, inclusive na política, Marília fez questão de se solidarizar com a ex-vice-prefeita, ex-primeira-dama e ex-secretária de Cultura da cidade, Julieta Pontual – mãe do candidato a prefeito, que há cerca de três semanas foi alvo de ataques machistas contra sua honra e história proferidos pelo prefeito cassado, Noé Magalhães. “Como mulher, como dirigente partidária e como cidadã jamais poderia me omitir diante do que aconteceu aqui em Água Preta. Ao longo da história, desde a antiguidade, desde antes de Jesus nascer, que se ataca a honra de mulheres por conta de política, de disputa de poder. Se ataca a honra de mulheres que se destacam e que lutam pelo que acreditam. Julieta Pontual sofreu violência de gênero! Eu mesma, que já disputei várias eleições e desde muito jovem vivo em espaços predominantemente dominados pelos homens, já sofri essa mesma violência. Julieta foi atacada na sua honra. E quem fez isso, atacou todas as famílias de Água Preta. Por isso faço questão de deixar expresso meu total repúdio a essa violência e minha inteira solidariedade a Julieta”, destacou.
Com pouco mais de 26 mil moradores, a cidade tem uma história de luta pelos direitos do homem do campo e uma forte ligação com o ex-governador Miguel Arraes. Muito querida na cidade Marília recebeu mais de 8 mil votos na cidade (56,4%), nas eleições de 2022, durante a disputa ao Governo do Estado. Presidente do Solidariedade em Água Preta, o ex-prefeito Eduardo Coutinho destacou a relação de confiança e a capacidade de diálogo da vice-presidente nacional da legenda. “Marília é uma amiga de longa data e com quem temos uma ligação muito forte, verdadeira. É uma das principais lideranças políticas de sua geração e tem uma imensa capacidade de unir as pessoas porque faz política com amor e responsabilidade. Marília representa para o povo de Água Preta e de toda a Mata Sul a continuidade do legado de Miguel Arraes. Seguiremos juntos para trazer de volta o sorriso para o rosto de nossa gente”, afirmou Eduardo.
João Fernando lembrou, com emoção, do início de sua vida política e destacou a importância do apoio de Marília Arraes já desde o início do lançamento de sua candidatura. “Em 2002, quando fui eleito deputado estadual, o mais jovem da história do estado, eu tive em Miguel Arraes não só uma inspiração, mas um grande líder. Com o tempo, essa mesma relação se estendeu ao ex-governador Eduardo Campos. Tenho muitos anos de trabalho e luta por nossa cidade. E digo isso com muito orgulho e com um sentimento de responsabilidade. Já vivemos muitos anos de conquistas para Água Preta e toda a Mata Sul. E ao lado de Marília – de quem sou amigo e com quem já estive em muitas lutas – e de nossa gente, vamos resgatar esses tempos. Juntos, estamos começando um novo capítulo na história de Água Preta”, concluiu.
O deputado estadual Aglaison Vitor (PSB), o vereador do Recife, José Neto (PSB e o vereador de Água Preta e candidato à reeleição, Lorinho foram algumas das lideranças presentes.