Para começar uma discussão sobre o conceito de comunicação, é preciso recorrer à etimologia da palavra, ou seja, à sua origem. João Pedro Sousa(2006), em Elementos de Teoria e Pesquisa da Comunicação e dos Media, alerta para o fato de que esse não é um conceito simples de delimitar. Isso ocorre pela sua amplitude e também porque diversas formas de comunicação ocorrem a todo momento, intencionalmente ou não. Afinal, o mundo está
cheio de significados, e as pessoas estão frequentemente interpretando os
acontecimentos de diversas formas.
A raiz da palavra é latina: communicatione
significa “ação comum” ou “participar”. Communicatione deriva de commune,
que quer dizer “comum”. Assim, ao tornar algo comum, seja uma informação, uma emoção ou uma experiência, ocorre a comunicação.
Barreiras da comunicação
A necessidade de se comunicar bem está cada vez mais em evidência no mundo corporativo. Todas as atividades empresariais, desde a gestão, o planejamento, até o setor de vendas e marketing, são permeadas por informações. Porém, a comunicação não deve ser vista apenas como um simples intercâmbio destas.
Desta forma, é preciso analisar com clareza as barreiras que estão acontecendo para que a comunicação ocorra de forma eficaz. Abaixo estão algumas delas:
Sobrecarga de informações – Um dos aspectos a serem analisados é a quantidade de informações que hoje são trocadas dentro e fora das organizações. Como não é possível diminuí-las, investir em tecnologia pode ajudar na tarefa de coleta, tratamento e compartilhamento de informações para que elas não se percam no caminho.
Distanciamento entre os participantes – A distância física entre os participantes envolvidos na comunicação pode ser uma barreira. Apesar de hoje as tecnologias funcionarem a favor das trocas de informações, os erros podem ser mais frequentes e as interpretações também. É preciso cuidado ao redigir um e-mail, pois o colega que estará lendo não tem a correta percepção de sua intenção. É necessário escrever com clareza para não haver distorção.
Dispersão das informações – Muitas empresas utilizam diversos sistemas de controle de informação. Um para vendas, outro para o marketing, outro para o financeiro, o que pode gerar barreiras que impedem a comunicação e a dispersão das informações.
Barreiras estruturais e organizacionais – outro obstáculo no fluxo de informações corporativo são as hierarquias rígidas e a departamentalização em acesso (BARTOLOMÉ), que acabam por dificultar o processo de comunicação. A não utilização de canais eficientes pode prejudicar o processo.
Blog Tenório Cavalcanti
Qual a referência deste texto, ou seja, de que livro, ou artigo este texto foi tirado? Quem é o autor? Em que ano foi publicado, em que Editora e em.que página está! Qual o título do artigo, ou livro?
Princípios básicos da comunicação(Faculdade Sumaré)