Hoje tem início a SEMANA DO MEIO AMBIENTE, que este ano tem como tema “UMA SÓ TERRA, com foco na vida sustentável em harmonia com a natureza”, conforme o Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente – PNUMA”. Enfim, que cidadãos e gestores públicos busquem cuidar do que de mais importante Deus deixou para a humanidade, que foi a natureza. E que este tema seja bem explorado junto aos professores e alunos das escolas e junto às comunidades em geral, através de palestras e ações de proteção ao meio ambiente. Se cada um fizer uma pequena parte com certeza teremos um mundo melhor para as novas gerações.
Sem respeitar aspectos ambientais, técnicos e legais, e realizadas com a conivência dos gestores públicos e órgãos de fiscalização, vem de centenas de anos e constatada em vários países do mundo.
Margens de rios e encostas dos morros foram desmatadas, aterrados e invadidas para possibilitarem construções irregulares e inseguras, se constituindo em grandes riscos de perdas de vidas e de patrimônios.
E como agravante temos a elevação natural e anual do nível dos oceanos, resultando em mais impactos ambientais e destruições. Enfim, cabe agora aos governantes considerarem ao menos cinco ações básicas, para minimizarem os problemas:
- Impedirem novas invasões e construções em áreas de risco,
- Realocarem moradias ameaçadas para áreas seguras,
- Promoverem plantios de vegetações em áreas desmatadas de margens de rios e morros,
- Desassorearem leitos aterrados dos rios,
- Construírem barramentos e barragens reguladoras de vazões. E cabe à população buscar se proteger e saber conviver com os fenômenos da natureza, que a cada dia atormentam e impactam negativamente a vida de milhões de pessoas e somente tendem a se agravarem.
Na Roma antiga, para abafar a fome e miséria e acalmar o povo, os imperadores adotavam a politica do “Pão e Circo”, onde eram distribuídas gratuitamente migalhas de alimentos e realizados espectáculos públicos com gladiadores nas arenas. Hoje em dia, são contratados artistas a peso de ouro para divertirem o povo por alguns minutos enquanto sequer as necessidades básicas dos municípios são atendidas. Mas cabe ao povo decidir se quer infraestrutura básica ou pão e circo.
Sim devemos cobrar aos gestores planejamentos, que viabilize a cidade, as pessoas a cuidar, a cobrar qualidade de vida e o meio ambiente faz parte desta boa qualidade. Hoje vivemos uma era digital onde, só se sabe usar as redes sociais para desrespeitar os responsáveis, ao invés de serem educados, respeitosos, juntar forças, trazer soluções e juntos procurar viver bem em sociedade.
Meu velho pai: Manoel Tenório Cavalcanti( in memoria), trazer problemas é fácil, difícil é trazer soluções. Tragam soluções, se movam e faça a sua parte para que tenhamos um mundo melhor.
CUIDEM DO MEIO AMBIENTE!
Artigo de Bertrando Bernadino
Adaptado por: Tenório Cavalcanti