A pequena vila de Abreu do Una se encontra na margem direita do estuário do Rio Una, tendo como coordenadas geográficas 080 51´38” S e 0350 08´19” W. Está distante 6 km da sede do município “São José da Coroa Grande”, podendo ser acessada por estrada de terra, em meio a canaviais e coqueirais, ou por água, pelo mar, adentrando pela foz do Rio Una e depois estuário, tal como o acesso para a vila de Várzea do Una, chegando ao antigo porto fluvial.
Habitantes e Costumes
A vila possui cerca de 2.000 habitantes, muitos deles morando em casas de barro e palha, algumas delas ao lado de manguezais, sendo que grande parte são parentes entre si. Geralmente à noite costumam conversar nas calçadas e assistir programas de televisão na praça da Capela de São João. Para a maioria dos habitantes, principalmente pescadores, o tempo é regido pelas marés.
Fontes de Renda
A principal fonte de renda é proveniente da atividade de pesca no mar ou estuário, mas outros trabalhos também são desenvolvidos em canaviais e fazendas de coco. Além disso, alguns habitantes se deslocam para trabalhos na sede do município ou em cidades vizinhas, como Barreiros e Tamandaré.
História
Na praia do Gravatá, até meados do século XX, havia um arruado com casas e armazéns, porto marítimo e terminal da estrada de ferro da Usina Central Barreiros. Lá também estava a casa de praia do Dr. Estácio de Albuquerque Coimbra, vice-presidente do Brasil entre 1922 e 1926 e governador de Pernambuco entre 1926 e 1930, quando foi deposto pela revolução. Com a desativação do porto e terminal açucareiro, as estruturas e habitações foram desmontadas, não deixando á área qualquer lembrança dos áureos tempos.
Atrações Turísticas
Passeios
O passeio pelo estuário do Rio Una, contornando uma ilhota repleta de mangues, entre a foz e o antigo porto fluvial, pode ser feito em uma hora em pequenas canoas remadas por nativos.
Bem próximos da costa e quase unidos à Praia do Gravatá, encontram-se recifes de corais que ficam à mostra quando das marés baixas e onde podem ser observadas inúmeras espécies de animais marinhos.
BARREIRAS DO GIZ
Localizada no Abreu do Una , trilha de mata fechada com relevo, chegando em abreu até a “barreira do giz” é uma caminhada de 1 km e meio,muito propício para a prática de esportes radicais e pra quem gosta de aventura.
Atualização: Blog Tenório Cavalcanti
Praias
A praia da vila, de águas calmas e mornas, chama-se Gravatá, sendo acessada por terra através de uma ponte de madeira. De rara beleza, semi-deserta e repleta de coqueirais e manguezais, tem a foz do Rio Una ao norte e a foz do Riacho Meireles ao sul. As jangadas, escoradas nos rolos de troncos de coqueiros, com panos secando na vegetação rasteira e ondas quebrando bem próximo, possibilita uma excelente fotografia.
Festas
A festa principal da vila é em comemoração ao santo padroeiro São João, quando os habitantes se juntam aos visitantes para dançarem à vontade ao som das bandas e cantores locais.
Museu do UnaENTRETENIMENTOS
TV:
O povo Coroense se orgulham de desfrutar dessas maravilhas que a natureza proporciona, também temos uma quadra esportiva para quem gosta de esporte,temos uma Paraíso lindo, quem veio e visitou nossa terrinha sempre voltam, descanso,lazer e divertimento é um só lugar é aqui em Abreu do Una, um lugar calmo tranquilo, áh se você visitante não trouxer a TV venham para a praça do Abreu, pois ainda mantemos uma boa TV na praça que serve para o povo assistir entre amigos, pense como é gostoso assistir aquele futebol entre amigos, que torcem até para diferentes times, mas todos brincam e se divertem.
O Society Rio Tinto
O Society Rio Tinto
Wifi – Para que os Cliente mantenham-se conectados nas redes sociais.
Loja de Material Esportivos e Pescas(vendas). Material Esportivos para Alugar, “Meião, calção, chuteiras” etc, todo material que o visitante necessita para bater uma pelada. Bar e Restaurante – Para servir as melhores comidas e bebidas da região. Dois Vestiários- 1 – Do torcedor e o 2 – Dos jogadores.
Gastronomia
Gastronomia
O Bar do Piriquito, que fica em meio a frondosas árvores, onde são colocadas mesas à vontade do cliente, sendo considerado um dos lugares mais pitorescos e aconchegantes de toda a região.
A forma de atendimento da adorável e irreverente Carminha, além da diversidade de pratos é um diferencial, sendo especialidades da casa a peixada à brasileira, ostra e sururu ao coco, camarão ao alho e olho, filé de aratu, fritada de camarão, pirão de caranguejo e siri-mole, além de deliciosos caldinhos de polvo e aratu.
RESTAURANTE ANTÔNIO
Atualização: Blog Tenório Cavalcanti