Dia memorável da emancipação política de São José da Coroa Grande

São José da Coroa Grande neste ano de 2018 fez 56 anos de emancipação política, coroenses natos e de coração comemoraram com alegria por mais um ano. Mas antes de publicar as programações que houve neste dia 11 de abril data comemorativa da emancipação, iremos voltar um pouco no tempo e usar produções historiográficas que se utilizam de imagens, tendo como ênfase e objeto a memória histórica do município de São José da Coroa Grande.

Observamos que as imagens tornam-se fontes para a produção do saber histórico da sociedade coroense e que possibilita outras formas de presença do passado no presente que permitem aumentar nossos espaços de experiência e multiplicar nossos horizontes de expectativas.(Comentário célebre de: Geiferson Bonfim da Silva, Luiz Gustavo Barbosa Belo,Sindnes da Silva Costa, professores de história). 

Vamos mergulhar no tempo?

Para isso nossa pesquisa se deparou com o Projeto Recordar São José da Coroa Grande,vale apena você visitar e curtir a pagina =>https://www.facebook.com/RecordarSJCG/?fref=nf

Praça Constantino Gomes no início da década de 1960. Em primeiro plano a Igreja Matriz, ao fundo a Escola de Corte e Costura, onde hoje funciona o bar “O Castelinho”. Fotografia gentilmente cedida pelo amigo Fernando da Santina e família.
Posse do Prefeito Nezinho Florentino e vereadores. Cerimônia realizada no Centro Recreativo Cultural de São José da Coroa Grande, onde posteriormente funcionou o clube do Nilson. Sentados (da esquerda para direita): Dedé Brasilino (vereador), João Taioca (vereador), o saudoso Dr. Severino. Em pé o Prefeito Nezinho Florentino. Fotografia gentilmente cedida pelo amigo Fernando da Santina e família.
Vereadores José Bartolomeu, Bartolomeu de Almeida, o prefeito Severino Ramos Alves e a secretária Janete Buarque. Cerimônia de posse da primeira legislatura de São José da Coroa Grande. Foto gentilmente cedida pela senhora janete Buarque e nos repassada por Fernando da Santina.
Vereadores da primeira legislatura de São José da Coroa Grande, na Praça Constantino Gomes. Da direita para a esquerda: Wilson, Janete, Amaro Marcelo, Joaquim Gomes, Dr. Severino, Inaldo Acioli, Eduardo Fonfon, João Taioca e Sr. Ailton. Foto gentilmente cedida pela senhora janete Buarque e nos repassada por Fernando da Santina.
Lar Ana Luiza, primeiro hotel de São José da Coroa Grande, localizado onde se encontra hoje o prédio.

Apresentamos para o público o passado que fortaleceu o nosso presente e nos afirma que devemos fortalecer o nosso futuro. O vendedor de cocadas, Dudu,  o menino todo sujo de terra porque estava jogando futebol ou bola de gude, poderá ele ser o futuro vereador,prefeito, deputado estadual. E disso temos já visto e presenciado, o prefeito Jaziel Gonçalves Lages conhecido popularmente como “Pel”, foi um desses meninos que viveu sua infância e juventude, aproveitou os melhores momentos de sua vida em São José e hoje é o atual Prefeito.

Prefeito assinando a ordem de serviço

O mesmo aconteceu com nosso amado e grande artista Coroense,  Gideon Alexandrino, conhecido popularmente por “Gideon”  que também viveu sua infância e juventude e aproveitou os melhores momentos de sua vida em nossa terrinha amada, hoje é um grande artista, consagrado foi a sua arte na entrada de nossa cidade. 

Por isso nunca despreze os meninos sujos de terra, todos os dias eles se sujam, mas todos os dias tomam banho,estudam, pois os garotos têm saúde e muitos anos para sonhar e se tornarem nossos lideres, sejam: Políticos ou religiosos.  A prefeitura inaugurou o portal da cidade e também neste dia teve a assinatura para inicio das obras de construção da estação de tratamento da água de São José da Coroa Grande.

 

Missa(completa) de  Ação e Graça pelos 56 anos de emancipação, confira em vídeo:

Resumo da comemoração da emancipação política em vídeo, confira:

Homenagem a São José da Coroa Grande, com imagens e música de Jota Cavalcanti, confira:

 

FOTOS

SONY DSC

Matéria escrita e editada por: Tenório Cavalcanti 

Compartilhar:

Post Author: Tenório

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *