12 Bilhões de bitucas de cigarro são descartadas todos os dias. A organização Mundial de Saúde (OMS), estima que o número de fumantes no mundo é de 1,6 bilhões de pessoas. Essa enormidade de gente descarta algo em torno de 7,7 bilhões de bitucas de cigarro por dia. “E o problema é ainda maior do que pensamos, além das toxinas presentes nos cigarros que causam várias doenças mortais, tem também o que muitas pessoas ainda não sabem, é que as pontas de cigarro são compostas em grande parte de plástico. Elas são mais um problema que está por trás de nossa crise global de poluição.
A maioria dos filtros são feitos de acetato de celulose, um tipo de plástico mais difícil de reciclar.” Levando mais de 10 anos para se decompor totalmente.
Somado ao descarte irregular, os oceanos se transformam no abrigo de um grande poluente. Os dados foram revelados por Thomas Novontny, fundador do projeto de Poluição por bitucas de cigarro.
Visto toda essa problemática, é importante conhecer soluções que minimizem estes impactos no Brasil já existem diversas soluções para a destinação final desse incomodo item. Os danos à população, aos espaços públicos e à natureza fizeram com que várias empresas apostassem na reciclagem uma possibilidade para mudar esse cenário. Há também campanhas que disponibilizam porta bitucas e sem contar a possibilidade de você fazer o porta-bituca caseiro.
Fonte: Voluntários do Planeta
fotos por @josenildo5051