1º Encontro 2019 e a posse da nova diretoria executiva da Astur/PE

A Associação das secretarias de Turismo de Pernambuco nestes dias 3 e 4 de maio Realizou o 1º Encontro de Secretários e Dirigentes Municipais de Turismo de Pernambuco 2019. 
Tema: Regionalização, Experiências e Inovação 
Coroa Grande Beach Flat, Rod. PE-60, São José da Coroa Grande.

35 municípios presentes, no dia(3), cada representante municipal apresentaram os atrativos turísticos de seus municípios.

São José da Coroa Grande, Recife, Gravatá, Cortes, Itapissuma, Agrestina , Olinda, Panelas, Jaqueira, Belém do São Francisco, Camaragibe, Bonito, Sairé, Jataúba, Barreiros, Belo Jardim, Triunfo, Cabo de Santo Agostinho, Tamandaré, Iguaracy, Pedra, Taquaritinga do norte, Tabira, Tracunhaém, Vicência, Tupanatinga, Bom Conselho, Aliança,  Solidão,  Afogados da Ingazeira Brejo da Madre de Deus, Paudalho, Sirinhaém,  Rio Formoso, João Alfredo.

Assista um resumo das apresentações

O ponto alto da programação foi a posse da nova diretoria executiva da Astur para o biênio 2019- 2021 sendo: Paulo Sérgio, secretário de Turismo de Bonito o novo Presidente; Edygar Santos, Secretário de Turismo de Afogados da Ingazeira o Vice-Presidente  e Ricardo Oliveira, de Itapissuma o segundo Vice-Presidente.

Autoridades presentes…

São José da Coroa Grande – Prefeito Pel Lages, Vereadores: Tony, Riltinho, Enildes,  Amaro do Peixe; Secretários: Sergio Aroucha(Turismo), Lucio Freitas(Meio Ambiente), Eliete Veras(Inclusão Social), Zé Ramos(Juventude),Fernando Pedreiro(Obras), Daniel Lages(Finanças).

Antônio Batista, Secretário Executivo da  Setur PE

Josenildo Santos, ex presidente da Astur

Gilson Conzatti, Presidente da UVB

Thereza Dantas, Diretora de Marketing da Anseditur

Gil Marinho, gestor da Unidade de Destinos e Produtos Turísticos da EMPETUR

Jason Torres, Gerente de Ciclomobilidade da Setur/PE

Presidente da Câmara de Vereadores de Bonito, Marquinhos Da Garagem

Vereador de Bonito Pastor Rogaciano

Vereador de Bonito Irmão Roberval

Vereador de Bonito Josenildo Rosa

Vereadores e Secretários de São José da Coroa Grande (não sei identifica-los pelo nome)

Elizabeth Leite, Presidente do SINGTUR /PE

Secretários e Dirigentes de Turismo de 35 municípios e representantes do trade turístico de diversas cidades pernambucanas.

No segundo dia (4/05) teve  visita técnica aos principais atrativos turísticos do município de São José da Coroa Grande. 

O grupo foi dividido em dois, um grupo  com 10 buggy transportaram cerca de 40 pessoas até a praia do Gravatá no distrito de Abreu do Una, e outro grupo em micro Ônibus visitou o casarão histórico do engenho Morim, o Blog Tenório Cavalcanti fez parte da visita técnica ao engenho Morim. 

Assista o vídeo do passeio de Buggy

Associação dos bugueiros juntos somando para o desenvolvimento do turismo de São José da Coroa Grande-PE

Assista o vídeo no casarão:

História do Casarão do Dr. Estácio de Albuquerque Coimbra, maior empresário da região e proprietário da Usina Central Barreiros e político que ocupou por duas vezes o governo de Pernambuco.
Conforme dados do “Plano de Preservação dos Sítios Históricos do Interior”, elaborado pela FIAM, o Engenho Morim foi fundado no século XVIII, pela Baronesa de Gindahy, então descobrimos a origem do nome do engenho Gindaí ou Gindahy, o nome do engenho em homenagem a Baronesa Gindahy.
 
As construções existentes contemplam a casa grande, estábulo, banheiro de carrapaticida, estrumeira, muita e casas de moradores, que conservam as linhas arquitetônicas originais. Também pode-se observar as ruínas da capela, em frente à casa grande.
 
Trata-se de uma propriedade de inestimável valor histórico, por ter sido a casa de morada no Dr. Estácio de Albuquerque Coimbra, maior empresário da região e proprietário da Usina Central Barreiros e político que ocupou por duas vezes o governo de Pernambuco, sendo interinamente em 1911 e depois eleito em 1926, tendo sido ainda vice-presidente da república entre 1922 e 1926.

O Dr Estácio de Albuquerque Coimbra casou com Joana Castello Branco, filha e herdeira do então proprietário Major Francisco Ferrão Castello Branco, tomando posse da propriedade e adquirindo terras vizinhas, fazendo do Engenho Morim um latifúndio dos mais belos e produtivos. Em 2003 venda de 1029 hectares para Diógenes de Oliveira Paes Barreto e José Lourenço de Oliveira Neto, atuais donos da propriedade.
 
A ASTUR fez  fez homenagem e os agradecimentos ao Prefeito Pel Lages e ao Secretário Sergio Aroucha, pelo apoio e recepção em nome da secretária adjunta Monica Sueli e toda a sua equipe da organização do evento.
 
Cada município trouxe uma amostra de suas comidas tipicas
FRITADA DE MARISCO(BAR DO MARISCO) –  SÃO JOSÉ DA COROA GRANDE
FRITADA DE MARISCO(BAR DO MARISCO) –  E PIZZA DE MACAXEIRA (CIA & MACAXEIRA) –  SÃO JOSÉ DA COROA GRANDE
ARTESANATOS DA ASSOCIAÇÃO DE MULHERES AGRICULTORAS DE TENTUGAL – SÃO JOSÉ DA COROA GRANDE
Alferim(Feito de açúcar puro) – Agrestina
Pão de Coco e doce levanta queixo – Cabo de Santo Augustinho
LICOR DE LARANJA – SAIRÉ
CALDEIRADA – ITAPISSUMA
BOLINHO DE MACAXEIRA – BONITO
PIPOCA – TABIRA
CAFÉ ORGÂNICO – TAQUARITINGA DO NORTE
GARRA SERTANEJA E BOLO DE ROLO – GRAVATÁ
RASPA DE QUEIJO, QUEIJO DE MANTEIGA , QUEIJO PROVOLONE – PEDRA
BANANA CHIP E BOLO DE MACAXEIRA – VICÊNCIA
RAPADURA E CACHAÇA
Dr. Carlos Xavier Paes Barretos Sobrinhos. pai dos irmãos Diógenes de Oliveira Paes Barreto e José Lourenço de Oliveira Neto

FOTOS

Compartilhar:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *