Restinga conheça e saiba a sua importância

A vegetação de restinga tem o importantíssimo papel de fixar areia e dunas e impedir assim a erosão das nossas praias.

A RESTINGA protege as praias e as dunas: já viram como o mar entra na praia e para onde começa a nossa “salsa”? E como ele avança e lambe a areia, derrubando tudo o que encontra pela frente, cercas, muros, etc, quando essa vegetação rasteira e arbustiva é retirada?

A RESTINGA é um ecossistema costeiro que faz parte do Bioma da Floresta Atlântica (ou Mata Atlântica), abrigando até mesmo espécies ameaçadas de extinção. Contém várias plantas que são utilizadas pelo homem na alimentação, medicina e ornamentação.

A crença de que ela se refaz rapidamente é errada.

Trata-se de um ecossistema muito complexo e delicado, que não se recompõe facilmente e muitas vezes nunca mais volta: fica apenas aquele capinzinho. Para o Projeto Amiga Tartaruga, a vegetação de restinga nas praias é importantíssima, pois 80% dos ninhos de tartarugas marinhas na Costa do Descobrimento, são encontrados bem no meio da salsa. As tartarugas preferem desovar lá, porque os ninhos ficam mais protegidos da ação de ondas e marés.

A Restinga é importante para que as ondas do mar não avance e invada as casas.

Quando Deus disse colocarei ferrolhos nas ondas do mar, por muito tempo me perguntei que ferrolho seria este?

Livro Bíblico. Jó 38.10,11 – Quando eu lhe tracei limites, e lhe pus portas e ferrolhos, disse: Até aqui virás, e não mais adiante, e aqui se parará o orgulho das tuas ondas?

RESTINGAS É O FERROLHO QUE DEUS COLOCOU NA MARÉ!

Você pode observar que onde tem restinga a maré não ultrapassa, por isso as tartarugas desova nas restingas pois elas sabem que lá estão protegidas e se um animal que é irracional, sabe,reconhece e se refugia na restinga e porque nós seres racionais não seguir esta ideia?

Av. Braulio da Rocha Cavalcanti – beira mar. Area de restinga remanescente, com proteção demarcada contra acessos de veículos. Área adotada pelo Museu do Una há 18 anos. Aguardem mais detalhes!

Escrito por Tenório Cavalcanti

Compartilhar:

Post Author: Tenório

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *