Femicro realiza Congresso no Dia Nacional da Microempresa

O encontro pretende reunir cerca de 400 empresários

As micro e pequenas empresas desempenham papel relevante para a economia brasileira. Atuantes em todos os setores de atividade, essas empresas representam um “fôlego” extra para a economia nacional. E com o intuito de discutir a importância e desafios deste segmento, a Federação de Microempresas e Empresas de Pequeno Porte de Pernambuco (Femicro/PE) via promover, no dia 5 de outubro, o 18° Congresso Estadual de Micro e Pequenas Empresas, no Hotel Jangadeiro, em Boa Viagem.

O tema desta edição é “Reinventando-se para novos Desafios” e tem por objetivo promover informações e conhecimentos que possibilitem às micro e pequenas empresas inovarem na forma de empreender, ampliando seus mercados, parcerias e tornando o seu negócio cada vez mais competitivo e com qualidade. As inscrições para o evento custam R$ 50 e já podem ser feitam pelo site www.congressompe.com.br.

Para o presidente da Femicro/PE, José Tarcísio da Silva, as microempresas são agentes econômicos, que proporcionam dinamismo ao mercado e representam significativas vantagens socioeconômicas para o país. “Apesar da crise vivenciada no Brasil, este segmento ainda é o que mais emprega e gera renda, mas precisa de um olhar especial dos governantes para que o número de mortalidade das microempresas seja reduzido”, enfatiza. 

O 18º Congresso Estadual de Micro e Pequenas Empresas é uma realização da FEMICRO/PE juntamente com a COMICRO e tem como patrocinadores o Sebrae/PE, o Banco do Nordeste, a Associação Pernambucana de Atacadistas e Distribuidores (ASPA), Lojas Construindo, MSS Despachantes e a Livraria MEC. Apoiam este encontro a AGEFEPE, a MercadoriaZ, a JUCEPE, o Conselho regional de Administração de Pernambuco (CRA-PE), a RHF Talentos, a LICIT Consultoria e Assessoria e a Telino & Barros Advogados Associados.

Dia da Microempresa

A data para a realização do evento foi escolhida em homenagem ao Dia Nacional da Microempresa, que foi criado em 1999 e celebrou  a implantação do Estatuto da Microempresa e da Empresa de Pequeno Porte (Lei 9.841/99) que proporcionou grandes alterações que mudaram a vida das MPEs. Um exemplo dessas mudanças se deu em 2006, quando entrou em vigor a lei do Simples Nacional, regime compartilhado de arrecadação, cobrança e fiscalização de tributos aplicável que unifica oito tributos em um único boleto.

Programação: 

  • Das 8h às 9h – Credenciamento
  • Das 9h às 10h – Abertura Solene
  • Das 10h às 12h – Painel: Financiamento, Crédito e Garantia para os Pequenos Negócios.

Banco do Nordeste

Agência de Fomento do Estado de Pernambuco – AGEFEPE

Fintech – Serviços Financeiros com uso da Tecnologia

 

Intervalo – Das 12h às 14h

  • Das 14h às 15h – Palestra Motivacional: Como Reinventar-se para os Novos Desafios

Palestrante: Gustavo Boudoux (Gestor da RHF Talentos, CEO da 3D Soluções Empresariais, Presidente da Câmara de Formação Profissional do Conselho Regional de Administração – CRA/PE).

  • Das 15h às 16h – Palestra: O Processo de Simplificação de Registro e Legalização de Empresas em Pernambuco.

Palestrante: Heitor José Moura de Carvalho (analista de Sistema, Coordenador Técnico da JUCEPE e Gestor do Programa da REDESIM em Pernambuco.

Palestrante: Flávio dos Santos Valença Filho (Analista de Sistema, Gerente de Projetos da JUCEPE.

  • Das 16h às 17h – Painel: Como participar de licitações utilizando o tratamento diferenciado para as micro e pequenas empresas.

Palestrante: Lizziane Ferreira Fernandes (Administradora de Empresas, especialista em Gestão Pública). Atualmente é pregoeira e presidente da comissão de licitações do SENAC e sócia diretora da LICIT Consultoria e Assessoria.

Palestrante: Guilherme Silveira de Barros (Sócio e Advogado da Telino & Barros Advogados Associados. Possui MBA em Direito Civil e Processo Civil pela Fundação Getúlio Vargas – FGV. Pós-graduado em Direito Contratual pela Universidade Federal de Pernambuco – UFPE e Membro da Comissão de Direito Empresarial da OAB/PE.

  • Das 17h15 às 18h15h – Palestra Magna: O que muda para as micro e pequenas empresas com a Reforma Trabalhista.

Palestrante: Dr. Marlos Augusto Melek (Juiz do Trabalho, auxiliar da presidência do Tribunal Superior do Trabalho (TST), membro da Comissão de Redação Final da Reforma Trabalhista na Câmara Federal).

Compartilhar:

Post Author: Tenório


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *