Associação Padre Enzo (Projeto Tamandaré)

Direcionado ao atendimento de crianças em situação de risco social, o projeto Solidariedade para Tamandaré nasceu em 1995 com a inauguração da Creche Solidariedade. Situada na favela Oitizeiro, no município de Tamandaré, criada pelo Padre Enzo, então pároco da cidade, e a colaboradora, Irmã Margarida, que se uniram para assistir, alimentar e educar as crianças da favela, tirando-as da rua, porque eram carentes e necessitadas. Nascia assim o que viria se tornar a Associação Padre Enzo, a carinhosamente chamada de Creche Padre Enzo. A missão é atender crianças, adolescentes e famílias em situação de vulnerabilidade social, oferecendo-lhes assistência, formação humana e cristã, educação e profissionalização. A visão é que os mesmos sejam protagonistas de sua própria história com capacidade de transformar a realidade social.

Em meados dos anos 2000, O Padre Enzo veio a falecer, mas o seu pedido continuou forte dentro dos corações das pessoas e a Instituição construiria mais um anexo para melhor atender, impactar e potencializar ainda mais o seu atendimento, e também realizaria a construção de uma infraestrutura de Horta. O projeto foi tomando cada vez mais corpo, o serviço de creche, totalmente gratuita a comunidade, assiste a crianças de 02 a 05 anos, onde essas vagas são preenchidas mediante cadastros e visitas posteriores para acompanhamento dessas famílias. Pensando também nas idades seguinte, são desenvolvidas atividades de reforço escolar, capoeira, informática, gastronomia, padaria, horta, além de atividades como música, teatro e dança. Ao todo são cerca de 350 crianças atendidas, onde há as três refeições, além de oferecer todo o suporte necessário para o dia a dia e execução das atividades.

As atividades acontecem de segunda a sexta, no horário de 7h30 às 17h e segue um cronograma para que todas as atividades sejam executadas e todas as crianças e jovens assistidos.

O Projeto também engloba a preocupação fora da Instituição, com visitas regulares as famílias, atendimento psicológico e sempre que há condições, há a oferta de doação de comidas e utensílios para as famílias.

A Associação Padre Enzo tem parte da sua receita vinda da Gisal, uma Ong Italiana que busca o crescimento da América Latina, de doações e apadrinhamentos. A política de apadrinhamento do projeto consiste no pagamento mensal de uma taxa escolhida pelo o doador. Estamos em busca de mais padrinhos e doações para que possamos continuar a manter esse lindo e de tanta seriedade com as crianças.

Você pode ser um padrinho!  Vamos ajudar esse lindo projeto?

Acompanhe mais notícias pelo site (www.projetotamandare.com.br) e também pelas nossas redes socais, o Facebook e Instagram. (Facebook.com/ProjetoTamandaré   /  Instagram.com/projetotamandare)

fotos

Post Author: Tenório


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *